Programação

08:00 - 08:50

CREDENCIAMENTO E WELCOME COFFEe

9:05 – 9:45

Abertura

9:45 – 10:45

Estamos a menos de um ano de fevereiro de 2025, data prevista para que os países revisem suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), apresentadas pela primeira vez no Acordo de Paris.  Temos também o desafio de definir como os planos setoriais vão se inserir em uma nova meta climática. Uma transição energética justa considera o desenvolvimento de fontes sustentáveis ao mesmo tempo que busca atender às demandas sociais, sem esgotar os recursos do planeta. Neste cenário é necessário repensar os modelos de produção e consumo, bem como as políticas regulatórias e investimentos. Este painel apresentará quais ações têm sido orientadas para essa visão multidimensional da transição e como esse tema pode ser desenvolvido.

Painelistas:

Fátima Bezerra – Governadora do Rio Grande do Norte
Ítalo Freitas – Vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia da Eletrobras
José Aldemir – Diretor de Planejamento do Banco do Nordeste
Solange Ribeiro
– Vice-Presidente da Neoenergia e Vice-Chair UN Global Compact
Veronica Coelho – CEO da Equinor Brasil

Moderação: Marina Grossi – Presidente do CEBDS

10:45 – 11:45

Este painel irá discutir como alavancar o desenvolvimento de soluções de energia limpa no atual ambiente político brasileiro. O Brasil tem grande potencial para ampliar o uso de fontes renováveis, especialmente no Nordeste. A geração eólica e solar alcançou cerca de 15% da matriz elétrica do país. 

No âmbito dos combustíveis sustentáveis, além dos programas consolidados, o Brasil tem uma vasta janela de oportunidade para a produção de SAF, Diesel Verde, Biometano e Hidrogênio de Baixo Carbono. Nesse fórum, serão analisados os desafios regulatórios para que soluções como essas avancem, tendo como princípios o uso sustentável da biodiversidade e equidade.

Painelistas:

Camila Fernandes – Diretora da ABRAGE – Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica
Luiz Fernandes – Gerente Executivo de Regulação da Eletrobras
Raquel Coutinho – Gerente de Descarbonização do Portfólio, Cadeia de Valor e Produtos da Petrobras
Virginia Parente – Professora do Instituto de Energia e Ambiente da USP

Moderação: Marcelo Pasquini – Superintendente Executivo | Gestão de Capital, Resultados Tesouraria e Sustentabilidade Corporativa do Bradesco

11:45– 12:40

O painel irá explorar o papel dos bancos multilaterais e de desenvolvimento na mobilização de recursos para projetos sustentáveis. Serão abordadas as formas de colaboração dessas instituições na elaboração da agenda regulatória e na alavancagem de capital privado por meio de parcerias público-privadas e instrumentos financeiros inovadores, como o blended finance. O painel destacará o papel estratégico dessas instituições no aproveitamento dos diferenciais competitivos do Brasil para a promoção de uma transição econômica justa e inclusiva.

Painelistas:

Gabriel Azevedo – Diretor Geral de Estratégia do BID Invest
Marta Bandeira de Freitas – Gerente de Sustentabilidade do BNDES
Maurício Gonzalez – Diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo
Patricia Daros – Diretora de Soluções Baseadas na Natureza da Vale
Alexandre Mello – Diretor de assuntos associativos e mudança do clima do IBRAM

Moderação: Irenaldo Rubens – Superintendente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Nordeste

12:40 – 14:10

Almoço

14:10 – 15:10

Segurança Alimentar é um indicador de saúde. A agricultura regenerativa tem o potencial de contribuir no combate à insegurança alimentar mundial, e mitigar os efeitos das mudanças climáticas sobre a produção de alimentos. A transição para sistemas alimentares sustentáveis e regenerativos proporciona acesso a alimentos mais saudáveis e seguros a todos, respeitando o meio ambiente e as futuras gerações.

Painelistas:

Barbara Sapunar – Diretora Executiva de ESG e Transformação da Nestlé
Jorge Gildi – Especialista sênior em finanças sustentáveis da Unidade ASG no Banco do Brasil
Neidimar Pereira –
 Produtora Rural da Nestlé
Rodrigo Lopes de Almeida – Coordenador Geral de Recuperação de Pastagens Degradadas do Ministério da Agricultura e Pecuária

Moderação: Leonardo Soares – Sr. Agronomt & Crop Solution Manager da Yara

 

15:10 – 16:10

O Brasil, como um país megabiodiverso, tem um papel fundamental na conservação da biodiversidade. O combate às mudanças climáticas está diretamente ligado à conservação da natureza. Utilizando os padrões da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas à Natureza (TNFD) como exemplo, abordaremos os impactos, riscos e essas dependências, no âmbito do novo Marco Global da Biodiversidade, que orientará as ações globais sobre a natureza até 2030.

Painelistas:

Braulio Dias – Diretor de Conservação e Uso da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente
Luis Felipe Bismarchi – Superintendente Nacional de Negócios de impacto e Sustentabilidade da CAIXA
Orlando Nastri –
Head de ESG da Citrosuco

Moderação: Lia Basílio – Gerente de Sustentabilidade Estratégica da Iguá Saneamento

16:10 – 17:00

A crise climática apresenta desafios significativos para a proteção dos direitos humanos, afetando, desproporcionalmente, comunidades vulneráveis e exacerbando desigualdades sociais e econômicas. Neste painel, exploraremos como as empresas podem adotar ações climáticas de mitigação, adaptação e redução de gases de efeito estufa, com o objetivo de garantir e salvaguardar os direitos humanos. Serão abordadas as implicações da crise climática sob a perspectiva da justiça climática, além dos impactos das estratégias de adaptação e da transição para Net Zero sobre os direitos humanos.

Painelistas:

Ana Clara Castanharo Rossetto – Gerente de Impacto Ambiental na RD Saúde
Elbia Gannoum – Presidente da ABEEólica
Luciana Paz – Pesquisadora do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL
Viviane Cunha Monteiro Dias –
Diretora Executiva de Governança e Compliance da Fecomércio

Moderação: Daniela Mignani – Diretora de Relaçoes Institucionais e Comunicação do CEBDS

17:10-17:20

AÇÃO SOLIDÁRIA

17:20 – 17:50

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO 7º PRÊMIO CEBDS DE LIDERANÇA FEMININA

18:00

ENCERRAMENTO

Sobre o evento

Para ampliar as discussões sobre o futuro sustentável do nosso planeta, destacando o papel das lideranças empresariais, apresentamos o Seminário CEBDS 2024: Transição Energética Justa, Integrada à Natureza e Sociedade. Esta edição do evento ocorrerá em Natal, no Rio Grande do Norte, um estado líder na produção de energia eólica.

Em um contexto de crescente ênfase na sustentabilidade no Brasil, com conferências internacionais como o G20, que acontece em novembro de 2024, no Rio de Janeiro, e a COP30, em novembro de 2025, em Belém, discutiremos temas como energia limpa, agricultura regenerativa, transição energética, direitos humanos e mudanças climáticas.

Durante o evento, também ocorrerá a 7ª edição do Prêmio de Liderança Feminina, que visa reconhecer mulheres líderes que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de suas iniciativas e projetos, além de homenagear empresas que promovem a igualdade de gênero.

Painelistas

Ana Clara Castanharo Rossetto

Gerente de Impacto Ambiental da RD Saúde

Bárbara Sapunar

Diretora Executiva de ESG e Inovação da Nestlé

Braulio Dias

Diretor de Conservação e Uso da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente - MMA

Camila Fernandes

Diretora da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (ABRAGE)

Daniela Mignani

Diretora de Relações Institucionais e Comunicação do CEBDS

Elbia Gannoum

Presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica)

Fátima Bezerra

Governadora do Rio Grande do Norte

Gabriel Azevedo

Diretor Geral de Estratégia do BID Invest

Irenaldo Rubens

Superintendente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Nordeste

Ítalo Freitas​

Vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia da Eletrobras

Jorge Gildi

Especialista Sênior em finanças sustentáveis da Unidade ASG no Banco do Brasil

José Aldemir

Diretor de Planejamento do Banco do Nordeste

Leonardo Soares

Sr. Agronomt & Crop Solution Manager da Yara

Lia Basílio

Gerente de Sustentabilidade Estratégica da Iguá Saneamento

Luciana Paz

Pesquisadora do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL

Luis Felipe Bismarchi

Superintendente Nacional de Negócios de impacto e Sustentabilidade

Luiz Fernandes

Gerente Executivo de Regulação da Eletrobras

Marcelo Pasquini

Diretor de Sustentabilidade do Bradesco

Marina Grossi

Presidente do CEBDS

Marta Bandeira de Freitas

Gerente de Sustentabillidade do BNDES

Maurício Gonzalez

Diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo

Orlando Nastri

Head ESG da Citrosuco

Patricia Daros

Diretora de Soluções Baseadas na Natureza da Vale

Alexandre Mello

Diretor de assuntos associativos e mudança do clima do IBRAM

Raquel Coutinho

Gerente de Descarbonização do Portfólio, Cadeia de Valor e Produtos da Petrobras

Rodrigo Lopes de Almeida

Coordenador Geral de Recuperação de Pastagens Degradadas do Ministério da Agricultura e Pecuária

Solange Ribeiro

Vice-Presidente da Neoenergia e Vice-Chair UN Global Compact

Veronica Coelho

CEO da Equinor Brasil

Virginia Parente

Professora do Instituto de Energia e Ambiente da USP

Vivianne Cunha Monteiro Dias

Diretora Executiva de Governança e Compliance da Fecomercio

Wellington Paes

Conselheiro da DevMedia

Prêmio Liderança Feminina

Durante o evento, será realizada a 7ª edição do Prêmio Liderança Feminina, que visa reconhecer mulheres líderes que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de suas iniciativos e projetos, além de homenagear empresas que promovem a igualdade de gênero.

 

Sobre o local:

Capital potiguar das energias renováveis, Natal se destaca como um importante polo de energias renováveis do Brasil, especialmente na geração de energia eólica, graças à localização privilegiada que se beneficia de ventos constantes e fortes, ideais para a instalação de parques eólicos.

O Centro de Convenções de Natal, escolhido para sediar o Seminário CEBDS 2024, pertence ao Governo do Rio Grande do Norte e é administrado pela Emprotur – Empresa Potiguar de Promoção Turística.

Endereço

Evento presencial, aberto ao público.

Hotéis