Seminário discute Mobilidade Urbana


Campinas recebeu, no último dia 27 de janeiro, o seminário “Os Desafios da Mobilidade Urbana”. O Seminário foi realizado pela organização internacional World Business Council for Sustainable Development (WBCSD – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, na sigla em Inglês), com coordenação do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em parceria com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis. O evento reuniu vários especialistas, que discutiram temas relacionados com a Mobilidade Urbana, tendo como foco soluções sustentáveis.

Entre os presentes estavam o prefeito de Campinas, Jonas Donizette; o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro; Stephan Herbst, co-presidente do projeto WBCSD; Paula Bisial, do governo de Buenos Aires; Ramon Victor Cesar, presidente da BHTrans; Adauto Farias, da SPTrans; Luis Antônio Lindau, diretor da WRI Brasil; Mário Batista, da Pirelli Brasil; Mónica Guerra Rocha, do CEBDS; representantes das secretarias do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Planejamento e Desenvolvimento Urbano; entre outros presentes.

As apresentações, abordaram temas como Mobilidade Sustentável, BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus da Trânsito Rápido), bicicletas compartilhadas, mobilidade elétrica e car-sharing. O secretário Carlos Barreiro fez uma apresentação do projeto de parceria entre a Emdec e o WBCSD; e sobre o Plano de Mobilidade Urbana para o município. O Seminário marca o encerramento do Projeto de Mobilidade Sustentável 2.0 (SMP 2.0) realizado em parceria entre Emdec e o WBCSD.

Segundo Mónica Guerra, coordenadora da Câmara de Mobilidade do CEBDS: “não podemos repetir os erros do passado, precisamos priorizar e hierarquizar os modais. Um planejamento de qualidade necessita olhar os diversos atores que envolvem uma cidade, a união do setor público, privado e população.”

Segundo o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, o Plano Viário de Campinas  está sendo projetado para os próximos 25 anos. Barreiro apresentou o Rapidão, sistema de BRT que será implementado na cidade, e enfatizou:  “um problema de mobilidade urbana não tem apenas uma solução. Uma solução que parece boa, mas que foi escolhida errado, pode prejudicar as outras que vêm a frente. Estamos desenvolvendo planos que nos permitem ter um olhar para o futuro”.

O prefeito  Jonas Donizette celebrou a parceria com o WBCSD e a chance de melhorar a qualidade do transporte coletivo de Campinas a partir da perspectiva do usuário. “Quem lida com o setor público sabe que tão importante quanto implementar a ideia é pensar e discutir com a população para que ela possa ser positiva para todos. Foram muitas pessoas envolvidas para chegar no que estamos chegando agora. Cidades importantes estão discutindo esse assunto e Campinas agora também é uma delas”, destacou.

WBCSD

O WBCSD é uma organização internacional liderada por CEO’s de empresas inovadoras, que cria um futuro sustentável para os negócios, a sociedade e o meio ambiente. A organização desenvolve o Projeto de Mobilidade Sustentável 2.0 (SMP 2.0).

Apenas seis cidades do mundo participam do projeto. Campinas é a única das Américas, que se junta neste projeto à Lisboa (Portugal), Hamburgo (Alemanha), Chengdu (China), Bangcoc (Tailândia) e Indore (Índia).

A Emdec firmou parceria com o WBCSD em 2014, com o objetivo de estudar planos robustos de Mobilidade Sustentável para o município.

Soluções

Os estudos apontaram ações para melhorar as integrações entre diferentes modais de transporte público; melhorar as condições de trânsito atuais e no futuro; e dar apoio a implementação do projeto BRT.

Dentre as soluções apontadas estão: estudo de viabilidade do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos); ciclovias; sistema alimentador do transporte; aplicativo para horários e itinerários do ônibus online; terminais com serviços integrados; melhorias nas paradas de ônibus; prioridade de deslocamento do transporte público; sistema público de bicicletas; bicicletas integradas ao sistema de transporte coletivo; carona solidária; e sistema público de compartilhamento de carros.

O Projeto de Mobilidade Sustentável 2.0 vem apoiando a construção do Plano de Mobilidade Urbana do município. O SMP 2.0 tem o objetivo de lançar um olhar para os deslocamentos na cidade, num horizonte de dez anos, coincidindo com o Plano Diretor. Paralelamente, a Emdec também desenvolve o Plano Viário, pensando a mobilidade para 25 anos, ou seja, até 2040.