Temas

Biodiversidade e uso da terra - CEBDS

Biodiversidade e uso da terra

A inclusão da biodiversidade no processo de tomada de decisões das empresas é um requisito fundamental em qualquer empreendimento com visão de longo prazo. E estar integrado ao ecossistema onde se está inserido não significa apenas manter as condições de sobrevivência do negócio, mas utilizar as oportunidades que essa conduta proporciona.

A partir de diretrizes propostas pelas mais influentes e diversificadas lideranças empresariais do país, reunidas entre os associados do CEBDS, são desenvolvidas diversas iniciativas voltadas para a construção de uma agenda de Negócios e Biodiversidade. O objetivo principal é agregar valor ao processo de decisões das empresas. Entre as principais linhas de trabalho constam temas como serviços ecossistêmicos, gestão de processos de licenciamento e melhores práticas que favoreçam o uso racional dos recursos da biodiversidade.

Inteligência Agroclimática

Com base no programa Climate Smart Agriculture do WBCSD, o CEBDS lançou no Brasil o Inteligência Agroclimática (IAC), que busca adaptar o setor do agronegócio às mudanças climáticas. O objetivo é aumentar a produtividade com base em tecnologia e práticas inovadoras.

IAC

Inteligência Agroclimática (IAC)

O projeto Inteligência Agroclimática (IAC) integra a plataforma Low Carbon Technologies Partnership Initiative (LCTPi), liderada pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). A meta global do IAC é aumentar em 50% a disponibilidade de alimento, com maior produtividade e menor perda, reduzindo em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030.

Reporting Matters América Latina

O estudo é o primeiro desse gênero com foco regional, destaca uma série de recomendações para que os relatórios possam ajudar as companhias a criarem valor para os seus stakeholders no curto, médio e longo prazo.

CEBDS na COP da Coreia do Sul

CEBDS faz parte da delegação brasileira desde a COP8, realizada em 2006. No ano de 2014, o Conselho lançou a publicação Metas de Aichi pela CTBio, em evento paralelo, na COP12 na Coreia do Sul.

Guia sobre Pagamento por Serviços Ambientais

A publicação reúne as perspectivas de diversas instituições brasileiras sobre o arranjo ideal para uma política pública focada em pagamento por serviços ambientais no Brasil
logo cebds

Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (2ª fase)

A PESE tem o objetivo de promover estratégias de negócios que aliem o desempenho empresarial à gestão sustentável dos ecossistemas e da biodiversidade

Treinamento para setor financeiro sobre capital natural

CEBDS promove capacitação voltada para instituições financeiras aprimorarem a consideração de fatores socioambientais na concessão de crédito e financiamento

Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos

O programa busca capacitar as empresas para utilização da Ecosystem Services Review (ESR), ferramenta que avalia o impacto e a dependência da atividade produtiva sobre os recursos naturais

Sistema Resiliente de Alimentos no Brasil

Sistemas Resilientes de Alimentos no Brasil

Ver publicação

Contribuições para o Debate Sobre a Melhoria da Gestão do Licenciamento Ambiental Federal

Ver publicação

Indicadores de Biodiversidade GRI – análises e propostas do setor empresarial

Ver publicação

GT de Empresas Pioneiras em Relatórios de Sustentabilidade

Ver publicação

Metas de Aichi

Ver publicação

Pagamento por Serviços Ambientais

Ver publicação