Um olhar sobre a sustentabilidade corporativa

Data: 21/07/2016
Autor:
Sustentabilidade Corporativa


A sustentabilidade do negócio está relacionada à percepção da empresa sobre os impactos diretos e indiretos de suas operações na sociedade em que atua. Quanto mais consciente for essa percepção, mais positiva será a recepção do público a sua marca.

Nesse sentido, o melhor caminho para implantar essa percepção em toda a equipe é adotando medidas capazes de transformar a rotina dos colaboradores, ressaltando boas práticas de inovação e sustentabilidade. Se você tem dificuldades em imaginar como seu time poderia se beneficiar dessas mudanças ou mesmo como dar início a essa transição, leia nosso artigo na íntegra e veja como implementar essas melhorias em suas rotinas corporativas.

Incentive práticas inovadoras e crie uma cultura de desenvolvimento sustentável

Nesse sentido, os conceitos trabalhados irão naturalmente ser inseridos em todas as operações da companhia. Listamos as principais medidas para criar uma cultura de desenvolvimento sustentável dentro da empresa:

  • – Incentive uma cultura de inovação entre os profissionais por meio de treinamentos, palestras e reuniões;
  • – Estimule a contribuição entre os colaboradores;
  • – Crie mecanismos de feedback;
  • – Faça eventos sociais que unam colaborador, família e sociedade;
  • – Premie as melhores ideias.

A relação com fornecedores

Um bom relacionamento com fornecedores é essencial para a implementação de boas práticas voltadas para desenvolvimento sustentável e inovação. Tais práticas, quando executadas pelo fornecedores, agregam mais valor a seus produtos, serviços e marca. Sendo assim, busque fornecedores que possuam uma cultura corporativa semelhante a de sua empresa.

Caso seu fornecedor ainda não tenha dado início a mudanças em sua cultura organizacional, de modo a praticar ações sustentáveis e inovadoras, incentive-o – assim como todos os demais stakeholders – a conhecerem mais de perto as boas práticas sustentáveis e se juntarem a sua companhia, fortalecendo essa iniciativa e construindo um processo de crescimento colaborativo. Sendo assim:

  • – Defina mecanismos para estimular a cadeia a inovar;
  • – Acelere as ideias inovadoras dos empreendedores sociais.

Comunicação e transparência são fundamentais

As metas e objetivos idealizados para o planejamento de desenvolvimento sustentável e inovação, assim como eventuais resultados obtidos, devem ser disseminados integralmente e em todos os setores.

Aliás, a divulgação não deve ser restrita ao público interno: as conquistas precisam ser comunicadas ao mercado, para fins de posicionamento, e aos parceiros e fornecedores, incentivando-os a agir da mesma maneira. Além disso, uma cultura de transparência forte, jamais exclui ou segmenta de forma incisiva seus funcionários. Todos devem ter direito e acesso a todas as áreas da empresa e espaços comuns, bem como a informações que levem ao crescimento dos profissionais e práticas de melhoria contínua. Separamos alguns métodos que podem ser utilizados para esse fim:

  • – Participe de premiações de Inovação e Sustentabilidade;
  • – Mostre à empresa as ações que estão sendo implementadas em cada departamento;
  • – Desenvolva relatórios específicos;
  • – Crie uma área na Intranet exclusiva para discussões acerca do tema;
  • – Elabore informativos sobre as melhores práticas e resultados que possam ser obtidos;
  • – Evite reuniões de portas fechadas;
  • – Não separe diretoria de equipes operacionais;
  • – Estimule a interação e a troca de experiências;
  • – Incentive um ambiente respeitoso que promova a inserção e a troca de ideias.

Sobre o dia a dia

A adoção de práticas sustentáveis está atrelada a todos os processos da empresa. Na relação entre os funcionários, na execução das operações, na comunicação interna e no uso dos recursos disponíveis. Isso inclui propor soluções alternativas a hábitos cotidianos aparentemente sem muita importância, contudo danosos em médio e longo prazo.

Pensando nisso, apontamos algumas medidas que você poderá usar ao implementar na sua empresa visando melhorar seu dia a dia corporativo, economizar financeiramente e reduzir possíveis impactos negativos da operação. Por exemplo:

  • – Estimular a prática de carona (carsharing);
  • – Incentivar os colaboradores a economizar energia, desligando computadores inativos e tirando o celular carregado da tomada;
  • – Usar objetos mais duradouros, ao invés dos descartáveis, como trocar copos de plástico por canecas. Você pode até mesmo distribuir uma caneca da empresa entre os funcionários, reforçando a marca e associando-a a essas novas práticas;
  • – Encorajar práticas saudáveis, como subir dois lances de escada, ao invés de sempre usar o elevador;
  • – Motivar os colaboradores a levar os novos hábitos adquiridos na empresa para casa, ensinando sua família sobre reciclagem, economia de água e recursos, dentre outros.

Após a aplicação dessas medidas, construa mecanismos de avaliação e mensuração para identificar os resultados obtidos e os pontos que devem ser aprimorados. Sempre é interessante documentar por meio de relatórios para fundamentar novas medidas e mostrar resultado, por livre iniciativa, à liderança e aos colaboradores.

Se quiser ter um panorama completo sobre como sustentabilidade e inovação podem andar juntos na rotina corporativa, leia nosso Guia de Sustentabilidade para Empresas – Inovação.

estudo sobre sustentabilidade e setor financeiro do CEBDS