O World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e o CEBDS realizam o Workshop de Produção e Consumo Sustentáveis entre os dias 26 e 27 de Maio, em São Paulo. Este encontro é um segundo momento de avanço do trabalho do CEBDS, no tema de Produção e Consumo Sustentáveis, uma das áreas prioritárias da plataforma Ação 2020. Neste workshop são trabalhados quatro macro temas: alimentos e bebidas; mobilidade e transporte; consumo para a casa e habitação (energia, resíduos, eletrodomésticos) e bens pessoais de consumo residencial (roupas, higiene, beleza, acessórios). Em cada tema são debatidas diversas questões relacionadas com o tema de produção e consumo e para cada grupo há a facilitação de uma instituição não empresarial que alavancará a discussão junto com os participantes, com o objetivo de mapear oportunidades, desafios e potenciais soluções de negócio dentro do tema e do escopo de ação das empresas.
Além disso, são apresentados três estudos elaborados sobre o tema, com foco em recursos naturais, perfis de consumo, pensamento e lógicas do consumidor e questões de impacto social, no contexto brasileiro realizados por três instituições – CSCP, ERM e Havas. Esses estudos são o primeiro passo para a definição de uma metodologia de Value Chain Footprint – análise de pegada ecológica da cadeia de valor – do produto em seu ciclo de vida. O evento, com duração de dois dias, tem como principais objetivos:
– entender avanços que as empresas vêm fazendo no sentido de tornar seus produtos mais sustentáveis;
– por meio dos insights dos estudos feitos, identificar oportunidades de inovação;
– criar um espaço onde se potencialize o diálogo e colaboração entre as empresas, rumo a uma produção inovadora que permita um consumo mais sustentável dos recursos naturais, através do entendimento de diferentes perfis e lógicas de pensamento do consumidor;
– mapear oportunidades para trabalhar com as empresas e em parceria com renomadas instituições no desenvolvimento de soluções de negócio no Brasil na área de Produção e Consumo Sustentáveis.
Veja matéria publicada no Jornal Valor Econômico (15.06) sobre o workshop: