Ir para o conteúdo
  • Imprensa
  • Contato
  • en_US
  • pt_BR
  • en_US
  • pt_BR
  • Sobre
    • quem somos
    • CEBDS
    • Linha do Tempo
    • Visão, missão e princípios
    • Sobre o WBCSD
    • quem faz parte
    • Equipe
    • Governança
    • Trabalhe conosco
    • Nosso Trabalho
    • Câmaras Temáticas e Grupos de Trabalho
    • Advocacy
    • Eventos
    • Iniciativas
    • Capacitação
  • Atuação
    • Câmaras temáticas e Grupos de trabalho
    • Clima
    • Energia
    • Biodiversidade e Biotecnologia
    • Sociobieconomia
    • Impacto Social
    • Sistemas Agroalimentares
    • Finanças Sustentáveis
    • Água
    • Advocacy
    • Economia Circular
    • iniciativas
    • Coalizões para a Descarbonização
    • Plataforma Net Zero
    • Brasil de Soluções
    • Plataforma de Ação Pela Natureza
    • Compromisso de Biodiversidade
    • Compromisso de Segurança Hídrica
    • UK Pact
    • Visão 2050
    • IBNBIO
    • Movimento Empresarial pela Amazônia
  • Central de Conteúdos
    • imprensa
    • Clipping
    • Releases
    • Porta-vozes
    • Publicações
    • Documentos
    • Notícias
    • Artigos
  • Notícias
  • Associadas
  • Eventos
  • COP31
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Associe-se
  • Eventos

Helder Barbalho, Governador do Pará, aborda potencial da Bioeconomia, Mercado de Carbono e COP30 no Congresso Sustentável 2025

  • Publicado em 01/07/2025

O Governador do Pará, Helder Barbalho, destacou hoje (01), durante o Congresso Sustentável 2025, o potencial da Bioeconomia e do Mercado de Carbono para impulsionar a economia verde do estado e do Brasil, em preparação para a COP30

No evento organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que acontece hoje (01), no Teatro Gasômetro, em Belém, no Pará, o Governador abordou a preparação para a COP30, que acontece na capital do estado em novembro deste ano.

Ao lado de Ana Toni, diretora-executiva da COP30, e de Marcelo Brito, enviado especial da COP30 para os Estados subnacionais da Amazônia, Barbalho também destacou como a Bioeconomia e o Mercado de Carbono podem ajudar a revolucionar a economia verde do estado do Pará e de todo o Brasil.

O Governador ressaltou a criação do Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço planejado para ser autossustentável e que funcionará como um grande acelerador de bionegócios, apoiando produtos e serviços florestais. Helder Barbalho também citou o Mercado de Carbono como um ponto crucial para o Brasil e para o Estado do Pará, por conta de sua área verde e potencial de energia renovável.

“Nós devemos garantir que a floresta viva possa valer mais do que a floresta morta”, destacou Helder Barbalho. 

O que é Bioeconomia?

A bioeconomia é um modelo de desenvolvimento que usa os recursos biológicos, como a biodiversidade, a floresta em pé e a agricultura sustentável, como base para gerar inovação, renda e crescimento econômico. No Brasil, ela representa uma oportunidade única de aliar preservação ambiental e inclusão produtiva, especialmente nos biomas amazônico e cerrado.

Com a maior biodiversidade do planeta, cadeias produtivas locais e conhecimento tradicional, o País pode liderar esse movimento global, criando soluções sustentáveis para setores como energia, alimentos, cosméticos e fármacos. Investir na bioeconomia é investir em um futuro de baixo carbono, com geração de emprego, ciência e valorização da natureza.

Congresso Sustentável 2025 – Brasil de Soluções

O evento acontece nesta terça-feira (01), no Teatro Gasômetro, em Belém, no Pará, e conta com a participação de múltiplas lideranças do setor privado, da sociedade civil e do governo, abordando caminhos para as soluções brasileiras para a sustentabilidade, em especialmente em um ano tão estratégico, com a realização da COP30 no Brasil. 

Você pode conferir mais sobre o evento clicando aqui.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

  • Seminário CEBDS 2024
  • 03/09/2024

Prêmio CEBDS de Liderança Feminina: executivas da Rumo e da Globo, além das empresas Mondelez e Norte Energia, são contempladas

  • Seminário CEBDS 2024
  • 03/09/2024

Seminário CEBDS 2024 reúne cerca de 300 pessoas em Natal, Rio Grande do Norte

  • Congresso Sustentável 2023, Impacto Social, Institucional
  • 19/10/2023

CEBDS anuncia as ganhadoras da 6ª edição do Prêmio de Liderança Feminina

ver mais

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

  • Eventos
  • agosto 6, 2025

Relatório Congresso Sustentável 2025

  • Seminário CEBDS 2024
  • setembro 26, 2024

Relatório Seminário CEBDS 2024

  • Advocacy, Água, Amazônia, Biodiversidade e Biotecnologia, Clima, Energia e Finanças Sustentáveis, Congresso Sustentável 2023, Impacto Social
  • dezembro 21, 2023

Relatório de atividades 2023

  • Congresso Sustentável 2023
  • dezembro 6, 2023

Congresso Sustentável 2023 – Relatório

ver mais

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.

ver mais

CÂMARAS TEMÁTICAS
E GRUPOS DE TRABALHO

Clima, Energia e Finanças Sustentáveis

Biodiversidade e Biotecnologia

Amazônia

Impacto Social

Sistemas Agrolimentares

Água

Advocacy

Economia Circular


INICIATIVAS

Cadeias Agroalimentares

Compromisso de Biodiversidade

Compromisso de Segurança Hídrica

COPs

IBNBIO

Movimento Empresarial pela Amazônia

Plataforma de Ação Pela Natureza

Plataforma Net Zero


SOBRE

CEBDS

Linha do tempo

Visão, missão e princípios

WBCSD

Como atuamos

Conselhos do CEBDS

Equipe

Empresas associadas


CONTEÚDOS

Publicações

Notícias

Eventos

Imprensa


INTEGRIDADE

Código de Conduta

Canal de Denúncia


CONTATO

+55 21 2483-2250

cebds@cebds.org

CEBDS RJ: Rua São José, 40, 3º Andar. Centro, Rio de Janeiro, RJ.

CEBDS SP: R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445, 3º andar Pinheiros, São Paulo, SP.

SIGA-NOS

Linkedin Facebook X-twitter Youtube Instagram Spotify

SEJA UM ASSOCIADO

Junte-se a mais de 100 grupos empresariais que estão trabalhando em conjunto para acelerar a transição para um futuro sustentável.

Saiba mais

ASSINE A NEWSLETTER

Informe seu e-mail e receba nossos conteúdos. Com isso, você autoriza a captura, armazenamento e utilização dos dados fornecidos em campanhas de divulgação por e-mail de publicações, eventos e notícias do CEBDS. O descadastramento pode ser solicitado a qualquer momento via descadastro@cebds.org.

Aviso de privacidade

Termo de uso

Política de Cookies

CEBDS. Todos os direitos reservados. Copyright 2023©  –  Produzido por Ludus e desenvolvido por Webinhood.