O que é a COP?

Data: 28/11/2019
Autor:

A COP – Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática da (UNFCCC), é um tratado internacional resultante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento,  conhecida como a Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Estabelece as obrigações básicas das 196 Partes (Estados) e da União Europeia para combater as mudanças climáticas.

A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo de tomada de decisão da UNFCCC. As Partes se reúnem todos anos para analisar analisar o progresso na implementação da Convenção, em que outros instrumentos que apoiam seu estabelecimento são propostos, avaliados e aprovados.

A primeira COP foi realizada em Berlim, na Alemanha, em 1995. Já foram 24 COPs realizadas, a última em Katowice, na Polônia, em dezembro de 2018. A Presidência da COP alterna as regiões das ONU: África, Ásia, Europa Central e Oriental, Europa Ocidental e América Latina e Caribe.

COP 25

A 25ª  Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019, acontecerá do dia 02/12 ao dia 13/12, em Madrid, na Espanha. Apresentará a 25ª sessão da Conferência das Partes ( COP 25 ) da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Combater o Clima Change (UNFCCC) e as 51ª reuniões dos órgãos subsidiários da UNFCCC – o Órgão Subsidiário de Implementação ( SBI 51 ) e o Órgão Subsidiário de Aconselhamento Científico e Tecnológico ( SBSTA 51).

O encontro é uma oportunidade da comunidade internacional entrar em um consenso sobre mecanismos aplicáveis globalmente, um dos principais meios de se estimular as mudanças necessárias.

O Brasil, com os desafios estruturais na área ambiental, como o desmatamento ilegal, adota um rigoroso compromisso de redução de emissões entre os países em desenvolvimento. A meta conhecida como Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês), prevê redução de emissões de 43% até 2030.