Aproveitamento de água das chuvas

A equipe de sustentabilidade da Norflor realizou uma avaliação das possíveis alternativas para otimizar o uso da água em seus empreendimentos. Chegou-se à conclusão de que reservatórios para o armazenamento de água das chuvas seria uma alternativa viável, eficaz e de baixo custo. Além dos reservatórios, o tema água foi incluído e enfatizado nos encontros do Programa de Educação Ambiental apresentado tanto a comunidades vizinhas quanto a colaboradores interno da Norflor. O objetivo de ambas ações, foi fazer um melhor aproveitamento da água das chuvas reduzindo assim a pressão sobre cursos d’água, assim como conscientizar os participantes do PEA sobre a importância deste recurso escasso.

O aproveitamento das chuvas é feito por meio da canalização e armazenamento da água que escoa pelos telhados, sendo uma alternativa de baixo custo que reduz a pressão sobre rios e reservatórios.
A Norflor implantou, em 2018 e 2019, um sistema de coleta através da condução da água dos telhados dos galpões de insumos e máquinas a um reservatório que consegue atender a demanda da sede da empresa.
Por ser proveniente da chuva, a água obtida não é considerada potável, portanto, não adequada para consumo humano. Ainda assim, pode ser usada em diversas tarefas cotidianas, como a lavagem de máquinas, limpeza das áreas comuns, diluição de insumos e outros.

A Norflor está realizando estudos com o objetivo de verificar a possiblidade de construção de novos reservatórios. Os estudos se baseiam no volume d’água capitado atualmente e o previsto para os próximos anos.

A mensuração dos resultados se baseia em questionários aplicados nos encontros do PEA, e diagnóstico de avaliação dos impactos do manejo da Norflor. Nestas avaliações verifica-se a percepção dos participantes quanto a compreensão sobre os temas ambientais discutidos.

Projetos relacionados