Gestão de Recursos Hídricos em Áreas de Escassez

A ação em curso visa aprimorar a gestão do tema água na estratégia de nossos negócios a longo prazo, sendo que nossa principal meta é qualitativa e está amplamente divulgada em Nossos Compromissos 2030.
O consumo de água no processo de cimento não tenha uma alta relevância, dada a baixa captação de água e o baixo impacto do processo na qualidade de água que retorna ao corpo hídrico, mas ainda assim nossas operações podem sofrer impactos com a baixa disponibilidade hídrica, tanto local (pelo uso direto da água em suas operações) quanto nacional (a VC é uma empresa que consome energia elétrica, sendo que parte relevante é gerada a partir de centrais hidrelétricas).
Neste contexto, as ações planejadas contemplam:
• aprimorar o sistema de acompanhamento de indicadores de Recursos Hídricos dentro do PortalSIM;
• revisar a classificação das unidades situadas em áreas de escassez hídrica da Votorantim Cimentos, c considerando as ferramentas Aqueduct 3.0 e Water Risk Filter para analisar potenciais riscos relacionados a água para as operações e
• fornecer instrumentos para revisar a metodologia dos Planos de Gestão de Água (PGA), melhorando e ampliando a gestão do tema na companhia.

Implementar um plano de gestão de água em áreas de escassez em nossas unidades de negócio já faz parte da cultura da empresa desde os Nossos Compromissos 2020.
Esse trabalho começou em 2015 com a construção do Guia Corporativo para Elaboração do Plano de Gestão de Água, que teve por objetivo implementar o Roadmap de Água, elaborado pela empresa.
Em 2020, houve o cumprimento de 90% das seis medidas de água em todas as unidades definidas como em áreas de escassez hídrica em 2015. Os 10% não atendidos se tratam de implementações parciais de inovação e identificação e proteção parcial de áreas prioritárias que estavam previstas para 2020, porém foram adiadas considerando dificuldade de execução no cenário da pandemia.
Neste mesmo ano, buscando aprimorar o sistema de acompanhamento de indicadores de Recursos Hídricos, se iniciou a criação do Painel de Stress Hídrico no Portal SIM, possibilitando gerar um histórico em uma plataforma confiável e de amplo uso na companhia. Esse passo possibilitou identificarmos, em conjunto com as unidades, possíveis ajustes nas medições e melhor acompanhamento dos indicadores gerados, deixando de serem analisados somente uma vez por ano, mas sim mensalmente em reuniões com a diretoria.
Ainda nesse aspecto, considerando os indicadores de captação de água, algumas unidades passaram a ter gestão automatizada e ponto a ponto do consumo de água, com possibilidade de inserir intertravamentos nos sistemas de controle, permitindo melhor gestão da captação de água.

Nesse momento, nosso maior desafio é atualizar o painel de unidades em áreas de escassez hídrica. Serão utilizadas as ferramentas Aqueduct e Water Risk Filter para identificar os riscos e fazer uma lista atualizada das unidades localizadas em áreas de escassez hídrica, e será feito um prognóstico dos potenciais riscos relacionados a água para os anos de 2030 e 2040.
Serão reportados indicadores de captação, lançamento e do consumo específico de água dentro das operações no âmbito nacional para que seja feito uma análise anual do desempenho das unidades, principalmente das presentes nesse escopo de escassez.
Ainda na atualização desse escopo de escassez, iremos identificar questões locais sobre o tema na tentativa de elaborar um banco de dados sobre qualidade de água dos corpos hídricos locais, disponibilidade de água, uso e demais indicadores disponíveis publicamente, de forma a individualizar os aspectos identificados no Aqueduct. Nesse ponto específico, um grande desafio é a disponibilidade de dados locais e específicos para as bacias hídricas das unidades da Votorantim, então esse projeto deve levar um tempo aproximado de 1 ano e meio a 2 anos de duração.
Por fim será realizada a revisão dos procedimentos dos Planos de Gestão de Água (PGA), de forma a torna-lo mais simples e prático para as unidades (mais aplicável à realidade destes) e mais conectado com outras ferramentas externas de comunicação, gestão e discussão sobre uso de água.

A Votorantim Cimentos é uma empresa que está constantemente trabalhando para melhorar sua posição como empresa de destaque no cenário mundial e como o uso consciente da água é um tema global que necessita de soluções colaborativas em larga escala, a empresa está disposta a aprimorar suas operações de forma a atrelar com estratégia global de gestão da água, o que pode mitigar o risco de escassez e beneficiar as partes interessadas. A execução dessa meta será avaliada a todo tempo pela equipe de Meio Ambiente Corporativo, que contará com o reporte e o apoio dos responsáveis de Meio Ambiente nas operações.
Por hora, indicadores como consumo de água, captação e descarte, por tipo de fonte, serão acompanhados nas unidades. Com o amadurecimento ao longo do tempo, espera-se coletar indicadores de reuso de água e demais identificados como relevantes na atualização das áreas de escassez hídrica.

Projetos relacionados