Matriz de riscos e planos de ações consolidados

O Grupo Boticário está sempre atento e elaborando planos de ações curto, médio e longo prazo para os riscos que contemplam aspectos de meio ambiente e sustentabilidade. Com isso, os riscos de água são mapeados dentro da Matriz de Riscos ESG e para cada um deles temos planos de ações específicos. Como a água é um recurso natural essencial para o nosso negócio é nossa responsabilidade cuidar e preservar para que os impactos sejam positivos para o negócio, sociedade e meio ambiente. Sendo que o nosso principal plano é o alcance do compromisso para o futuro, de até 2030 zerar o balanço hídrico de água industrial em nossas operações.

Realizamos um mapeamento minucioso dos riscos para o negócio que estão conectados ao tema de água e chegamos que os principais pontos que precisamos de atenção são:
– Racionamento hídrico nas operações do Paraná que foram desencadeados pela seca histórica que se alastrou pelo município de São José dos Pinhais, onde está localizada uma de nossas fábricas. Sendo esse um acontecimento que pode se tornar cada vez mais frequente, impactando nossas operações e a população da região.
– Mudança no comportamento do consumidor, como a crise hídrica é cada vez mais frequente, produtos que exigem água no uso podem ter um impacto negativo.

Para ambos os riscos a empresa vem implementando cada vez mais sistemas de reuso de água, além de implementar projetos para a redução do consumo de água nas operações diretas. Além disso, em 2021 foram elaborados roadmaps robustos para alcance dos compromissos para o futuro 2030 o que irá proporcionar atuação frequente para zerar o balanço hídrico de água e garantir o menor impacto em água gerado pelos nossos produtos no momento do consumo.

Para o cumprimento dessa meta até 2025 vamos atuar na implementação das ações que estão presentes do nosso plano estruturado de alcance dos compromissos para o futuro, impulsionando inovações para o reuso de água e fabricação de produtos com menor impacto em água. Além disso, o trabalho junto ao Movimento Viva Água liderado pela Fundação Grupo Boticário.

Para esse ponto vamos acompanhar ganhos em eficiência hídrica e reuso de água: Sendo as metas para 2025 as seguintes: 60% de ganhos de eficiência hídrica (água consumida por tonelada de produto) nas fábricas em comparação com 2005. E 50% de reuso de água ou utilização de água da chuva sobre o consumo total nos sites operacionais.
Além de acompanhar o alcance do compromisso de 100% dos produtos com menor impacto em água.

Projetos relacionados