Uso do padrão AWS International Water Stewardship Standard

Empresa certificada no padrão AWS International Water Stewardship Standard. O sistema permite a mensuração do impacto do uso da água nas operações e gerenciamento do seu uso sustentável. Meta de adotar o mais alto nível de aplicação dos parâmetros até 2025.

O padrão AWS define a administração de recursos hídricos para o uso de água socialmente justo, ambientalmente sustentável e economicamente benéfico, por meio de um processo inclusivo de diferentes stakeholders e que leve em consideração também as necessidades das comunidades locais e das bacias hidrográficas, onde as operações das empresas estão presentes, descrevendo uma série de ações (abaixo), critérios e indicadores de como a água deve ser gerenciada além dos limites das companhias, assim gerando benefícios sociais, ambientais e econômicos para as bacias hidrográficas.

1. Boa governança da água: Avaliamos a governança da água nas operações das empresas, desde a sua captação, analisando os procedimentos e regras estabelecidos quando de sua implementação, respeitando direitos consuetudinários locais e os aspectos regulatórios aplicáveis; Fazendo uso consicnte e reduzindo o mesmo ano após ano. Para isso contamos com parceiros comerciais que analisam e verificam estes padrões atentendo os requisitos legais aplicáveis.

2. Equilíbrio hídrico sustentável: Garantimos que o uso da água seja compatível com os volumes naturalmente disponíveis por meio da mitigação do risco hídrico e de impactos adversos na disponibilidade de água; Analisamos dados de água com empresas vizinhas para identificar oportunidades e riscos no recurso hídrico de captação;

3. Bom estado da qualidade da água: Asseguramos que a qualidade da água é suficiente para o uso através da mitigação do risco físico e redução do impacto adverso decorrente da má qualidade da água nas dimensões econômica, ambiental e social; Monitoramos e analisamos nossos recursos hídricos atentendo os requisitos aplicáveis;

4. Situação saudável das áreas relevantes relacionadas com a água: Avaliamos áreas específicas dentro da bacia do Rio Pardo e Taquari-Antas e implementamos projetos com nascentes, mata ciliar e aspectos socio ambientais junto de produtores rurais.

Na busca desses resultados, a implementação do Padrão AWS estimula abordagens colaborativas entre indústria, governo, comunidade e organizações da sociedade civil.

A unidade de Santa Cruz do Sul (RS) foi a primeira fábrica do Brasil a ser certificada no Padrão AWS e em 2021 se tornou a primeira planta da Philip Morris Internacional certificada no mais alto nível de avaliação desta certificação (Platinum).

Certififcação AWS requer auditorias de conformidade com o padrão anualmente. Nestas auditorias um profissional credenciado visita a planta e verifica a aplicação dentro dos requisitos exigidos, visitanto os locais na planta e projetos externos. A recertificação demonstra o cumprimento deste atendimento.

Projetos relacionados