8º Fórum Mundial da Água escuta a sociedade com apoio do CEBDS

Durante os dias 26 e 27 de abril, aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília, a 2º Reunião de Consulta às Partes Interessadas, etapa preparatória do 8º Fórum Mundial da Água que será realizado entre os dias 18 e 23 de março de 2018, também na capital federal.

Reunindo mais de 800 pessoas de diversos países e representando vários setores interessados na gestão da água, o evento colheu contribuições da sociedade para a construção do principal fórum sobre recursos hídricos em todo o mundo. O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) participou do evento como líder do Grupo Focal de Sustentabilidade do 8º Fórum.

“O Grupo, que tem uma atuação transversal a todas as comissões, também busca influenciar a declaração política com o viés da sustentabilidade, debater e levar ao público, em parceria com o Fórum Cidadão, perspectivas e soluções para o melhor gerenciamento dos recursos hídricos em todos os âmbitos da sociedade e, por fim, deixar um legado positivo para os próximos fóruns e para a sociedade”, explicou a presidente do CEBDS, Marina Grossi.

No segundo dia do evento, o CEBDS submeteu à consulta pública oito propostas de ação elaboradas pelo Grupo Focal de Sustentabilidade para estruturar a próxima edição do Fórum Mundial da Água em 2018:

  1. Elaboração de um vídeo institucional de sustentabilidade;
  2. Preparação de uma série de recomendações e responsabilidades gerais que mostre o compromisso de sustentabilidade;
  3. Realização de uma avaliação final para garantir que todas as mensagens (incluindo principais agendas e compromissos globais) estão incluídos/sumarizados nos Compromissos do Fórum;
  4. Um espaço inclusivo dentro do Fórum para todos os setores da sociedade compartilharem suas soluções hídricas;
  5. Plataforma de Consultas Online – Sua Voz – permitirá o acesso às opiniões de um grande número de pessoas de todo o mundo. A Plataforma também será útil para dar suporte à elaboração do Compromisso de Sustentabilidade e para o compartilhamento de melhores práticas;
  6. Avaliação e Neutralização das Pegadas Hídrica e de Carbono. A compensação das pegadas virá de ações relacionadas ao reflorestamento de áreas críticas em bacias hidrográficas responsáveis pelo abastecimento de Brasília.
  7. Preparação de um plano de diretrizes para garantir que todos os processos de aquisições, estrutura e contratações levem em consideração os melhores padrões e práticas socioambientais disponíveis para um evento deste tipo.
  8. A Plataforma de Sustentabilidade do Fórum Mundial da Água tem como principal objetivo conectar os resultados do 7º e 8º Fóruns criando um ambiente onde é possível.

As propostas foram avaliadas por um grupo de mais de 50 participantes que deram contribuições como a elaboração de um plano de Comunicação envolvendo os colegiados; a participação de crianças e escolas no evento; e o reforço de divulgação da plataforma online, Sua Voz. Todas as propostas estarão em um relatório disponibilizado no site do 8º Fórum Mundial, serão avaliadas por cada comissão e, se possíveis, incorporadas ao evento.

 

Plataforma Sua Voz

A plataforma online Sua Voz permite que qualquer cidadão no mundo possa expressar sua opinião ou contribuir com experiências e troca de ideias sobre os desafios envolvendo a água. A plataforma foi proposta pela Agência Nacional de Águas e está sendo usada pela primeira vez em um Fórum Mundial da Água. As contribuições podem ser feitas em português ou inglês, mas há ferramenta para tradução para 90 idiomas. Serão três rodadas de debates. A primeira esteve ativa entre 13 de fevereiro e 23 de abril e recebeu mais de 20 mil visitantes em 35 sessões de discussões que geraram 555 contribuições.

Rumo à 2018

No dia 25 de abril, um dia antes da 2ª reunião de Consulta às Partes Interessadas, foi realizado o Fórum Água de Engajamento Empresarial, também em Brasília. O evento atraiu cerca de 110 pessoas, foi uma iniciativa do Grupo Focal de Sustentabilidade do 8º Fórum Mundial da Água, realizada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) com patrocínio da Braskem e Coca-Cola. Saiba mais.

 

 

 


 

 

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.