A reinvenção do capitalismo: propostas do WBCSD para as empresas

Num ano marcado pela pandemia do coronavírus, por incêndios florestais de grandes dimensões, por desemprego, eleições americanas, crise econômica, o futuro do capitalismo e a forma como as empresas podem atuar com relação a desigualdades sociais, mudanças climáticas e saúde pública ganharam relevância. Para aprofundar a discussão, o WBCSD lançou a publicação “Reinventando o capitalismo: uma agenda de transformação”, como parte da atualização de sua Visão 2050. No texto, há propostas de como as empresas devem agir para se tornarem cada vez mais sustentáveis e, com isso, liderarem a transformação do capitalismo para que o mundo tenha práticas de negócios mais inclusivas e sustentáveis.

A ideia é que o WBCSD trabalhe junto às suas associadas nos próximos meses para identificar um conjunto de ações prioritárias que as empresas podem realizar para implementar uma agenda de transformação. O modelo de capitalismo reinventado terá cinco principais características: orientado para as partes interessadas, com capacidade para absorver impactos, de longo prazo, regenerativo e responsável.

Peter Bakker, presidente e CEO da WBCSD, explicou que as características essenciais do capitalismo da empresa privada e dos mercados competitivos são indispensáveis para a transformação: “Isto ​​se quisermos alcançar a escala e a velocidade de transformação necessárias para alcançar nossa Visão de um mundo em que mais de 9 bilhões de pessoas possam viver bem dentro dos limites planetários. Mas nosso sucesso ou fracasso em alcançar nossa Visão 2050 provavelmente dependerá em um grau significativo de se o capitalismo pode ser reinventado nos próximos dez anos”.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.