Promover e desenvolver os títulos verdes, ou green bonds, nos mercados do Brasil, China, Índia e México. Esse é o objetivo da Strategic Alliance (STA), iniciativa da Agência de Cooperação Internacional Alemã (GIZ) e do Banco Skandinaviska Enskilda (SEB) que a partir desta semana ganha um parceiro nacional: o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Nesta quinta-feira (15), as três organizações oficializaram a parceria.
Na terça (13) e quarta-feira (14) desta semana, CEBDS, GIZ e SEB realizaram dois workshops sobre títulos verdes. Com a assinatura do Termo de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) na quinta, as organizações estreitaram os laços e realizarão durante 2017 ações conjuntas voltadas para a implementação do mercado nacional de títulos verdes, balizado pela eficiência e sustentabilidade. Workshops, palestras, capacitações técnicas e consultorias são algumas das atividades previstas.
Com base na troca de experiências e conhecimentos, a parceria irá atuar junto a instituições financeiras, empresas e investidores. A ideia é mapear os entraves e proporcionar arcabouço técnico para incentivar o mercado de green bonds, tendo como ponto de partida as boas práticas empreendidas internacionalmente e os cases brasileiros.
Uma das ações da parceria será disseminar o Guia para Emissão de Títulos Verdes, publicação pioneira lançada pelo CEBDS em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que tem como objetivo orientar os participantes e interessados no mercado de títulos de renda fixa no Brasil a respeito do processo de emissão de green bonds.