CEBDS participa de cerimônia comemorativa ao Dia Mundial da Biodiversidade e entrega carta à Marina Silva

O diretor executivo do CEBDS marcou presença na mesa do evento organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática em Brasília

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) foi convidado a participar da celebração ao Dia Mundial da Biodiversidade, que aconteceu nesta segunda-feira (22). Durante o evento, que aconteceu em Brasília, foi divulgado o Sexto Relatório Nacional para a Conservação sobre Diversidade Biológica, além do lançamento da plataforma de Consulta Pública da Estratégia e Plano de Ação Nacionais para Biodiversidade (EPANB). 

O diretor executivo do CEBDS, Ricardo Mastroti, foi convidado a sentar à mesa da cerimônia. Durante o evento, ele entregou a carta do setor empresarial à Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e das Mudanças do Clima. O gesto representou a formalização do interesse do setor produtivo em mudar o fluxo de capital para atividades que não causam impactos ambientais.  

Além das duas figuras, também foram convidados à mesa da celebração o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Paulo Capobianco; o presidente do IBAMA, Rodrigo Augustinho; o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Mauro Pires e a diretora de Meio Ambiente do Ministério das Relações Internacionais, Maria Angelica Ikeda.  

Também compareceram à mesa Gustau Mañes Gomes, representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente PNUMA) no Brasil e Karen Oliveira, diretora de políticas públicas e aplicações governamentais da The Nature Conservancy (TNC). 

Durante o evento, o Brasil foi destacado como país no topo do ranking mundial de biodiversidade, com a maior diversidade biológica do mundo, possuindo entre 15% e 20% da biodiversidade mundial e com 75% do PIB relacionado a esse setor. A sabedoria dos mais de 200 povos indígenas com conhecimentos surpreendentes do território também foi pauta da apresentação, que ainda enfatizou o seu potencial brasileiro para liderar a agenda de biodiversidade e ações globais estratégicas.  

A cerimônia teve como tema principal a reconstrução da biodiversidade. “A gente sempre pensa em manter. Mas, reconstruir é o grande desafio para atingir a tão desejada convivência harmônica com a natureza” relatou Rita de Cássia Mesquita, secretária de biodiversidade. O evento apresentou uma grande contribuição para o país e o mundo: o Sexto Relatório Nacional para a Conservação sobre Diversidade Biológica, que cobre o período de 2014 a 2018.  

Além disso, outro assunto de destaque foi o relatório de Consulta Pública para Estratégia e Plano de Ação Nacionais para Biodiversidade (EPANB), que visa incentivar sugestões para o cumprimento das metas do Marco Global para a Biodiversidade Kunming-Montreal (GBF). Trata-se de um momento de recomeço, parceria e inclusão de todos os setores no processo de estabelecer uma série de quesitos necessários para implementação sustentável. 

“O esforço de todos é altamente necessário para a formulação de políticas públicas, respeitando o saber dos nossos povos tradicionais” afirmou Marina Silva. O relatório ficará disponível por 90 dias no site oficial do governo. Para acessar, clique aqui.  

Ainda durante o evento, foi transmitido o trailer do projeto Mulheres na Conservação. “É um documentário jornalístico para dar luz ao trabalho silencioso e resiliente feito por mulheres que lutam pela biodiversidade do país” enfatiza Paulina Chamorro, jornalista e diretora do documentário. A produção ainda destaca como a conservação parte do coletivo ao oferecer perpetuidade e poder contribuir para que espécies, ameaçadas ou não, vivam plenamente e em paz. O documentário foi exibido na segunda-feira (22), no CineBrasília.  

Assista a cerimônia completa aqui

  

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.