CEBDS realiza Workshop de Negócios e Biodiversidade

Nos dias 4 e 5 de setembro, em Belém, foi realizado o Workshop de Negócios e Biodiversidade, promovido pelo Secretariado de Convenção da Diversidade Biológica, em parceria com CEBDS, por meio da CT Bio, CNI – Confederação Nacional da Indústria e LIFE Institute. O encontro foi parte da programação do encontro anual da Parceria Global de Negócios e Biodiversidade e também teve apoio da Vale e da Natura &Co.

O objetivo do workshop foi reunir o poder público, empresas e sociedade civil, para discutir como aliar desenvolvimento econômico e conservação e uso sustentável da natureza, com foco em estratégias para superar as lacunas ainda existentes na implementação do novo Marco Global da Biodiversidade.

O evento contou com a presença do Diretor de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, Braulio Dias, representando o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática – e da CDB, contando com a participação da GIZ Mesoamérica, Costa Rica; ASEAN Centre for Biodiversity (Associação das Nações do Sudoeste Asiático – Centro de Biodiversidade) e Japan Business Initiative for Biodiversity (Iniciativa Empresarial do Japão para a Biodiversidade). Representando o CEBDS, estiveram presentes a Diretora de Natureza e Sociedade, Juliana Lopes e a Coordenadora da Câmara Temática de Biodiversidade e Biotecnologia, Vanessa Pereira.

O workshop oportunizou o início de um processo de construção de recomendações do setor privado para serem entregues à CDB para apoiar os governos e as empresas na implementação do Marco Global. O documento está sendo elaborado e contará com considerações dos integrantes da plataforma global. Posteriormente, será divulgado no site da CDB e fará parte do rol de documentos de recomendações sobre o novo marco para a COP16.

Para ilustrar o debate sobre bioeconomia e integralidade da biodiversidade na cadeia de valor, foi organizada antes do workshop, pela Natura & Co, uma atividade técnica na Cofruta – Cooperativ cofruta, no dia 2 de setembro, que proporcionou uma visita à floresta Amazônica e o compartilhamento do saber tradicional da comunidade extrativista e as experiências do cooperativismo na Amazônia. A Cofruta faz parte da cadeia de fornecedores da Natura, sendo responsável pela coleta de sementes (como tucumã, açaí, ucuúba, andiroba, murumuru) e pelo processo de extração e produção de óleo e manteiga presentes nas sementes.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.