COP26: CEBDS participa de debate sobre metas baseadas na ciência em Glasgow

O evento “Metas baseadas em ciência: o papel de governos subnacionais e non-state actors brasileiros na implementação do Acordo de Paris” reuniu representantes de governos e municípios brasileiros com executivos do setor privado, nesta terça-feira (9). O Brazil Climate Action Hub promoveu os encontros em painéis que foram transmitidos online diretamente de Glasgow, onde os convidados participam da COP26.

Natália Renteria, gerente de Clima do CEBDS, foi mediadora do painel “Metas Baseadas na Ciência e a Indústria”, onde cada instituição ressaltou a importância de somar esforços à campanha Race to Zero (RTZ) e a todas as alianças que buscam a neutralidade climática até 2050.

“Como ainda não temos um mercado regulado no Brasil, essas empresas estão mostrando metas voluntárias que têm tratado com seriedade. E é importante observar o caminho delas, são elas que vão ditar o caminho para as empresas que ainda estão começando esse percurso”, comentou Renteria.

Os temas que nortearam os debates foram o uso do solo, a indústria, energia e transportes. No primeiro momento, representantes do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Natura, Microsoft, Governo do Pará e o analista de riscos climáticos da Wellington Capital, Jenny Xie, falaram de iniciativas realizadas na região amazônica.

Para falar dos desafios da indústria no debate climático, representantes do Grupo Malwee, da Klabin, do Governo de São Paulo e a gerente de Clima do CEBDS, Natália Renteria, mostraram como mesmo sendo desafiadora, a meta de descarbonização é possível com governança integrada e compromissos sérios.

No último painel, representantes do Conselho de Administração da Rede Brasil do Pacto Global, da Scania, da EDP, do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de São Paulo discutiram transporte e energia, dificuldades comuns entre diferentes setores da economia. Para seguir acompanhando a participação do CEBDS na COP26, confira a agenda completa aqui. A programação segue até o dia 11 de novembro.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.