“Empresa: substantivo feminino” é o tema de debate do CEBDS com executivas dia 8/3 em São Paulo

No Dia Internacional da Mulher, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) coloca na mesa de discussões a representatividade feminina no mundo corporativo, já que no Brasil  dados do IBGE apontam que o salário das mulheres, em geral, é 22,5% menor que o dos homens e as mulheres também são minoria em cargos de gerência (37%), e nos comitês executivos de grandes empresas (10%).

Para o debate – o primeiro da série Quebrando Muros  em 2019 – foram convidadas pelo CEBDS executivas notórias no tema: Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental, Flavia Vergili, diretora de RH da WeWork na América Latina, e Nina Silva, fundadora do Movimento Black Money, presente na Lista Forbes das Mulheres Mais Poderosas de 2019 e eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo pela MIPAD – Most Influential People of African Descent e ONU.

Um dos destaques do debate será o estudo que a BRK Ambiental vai apresentar sobre o impacto negativo que a falta de saneamento básico tem na vida das mulheres particularmente. O estudo mostra, por exemplo, que uma em cada quatro mulheres brasileiras não tem acesso adequado a água tratada e coleta de esgoto e que a universalização desses serviços tiraria imediatamente 635 mil mulheres da pobreza, a maioria jovens e negras.

Aliás, a ausência de mulheres negras no primeiro escalão das empresas também será abordada pelas debatedoras e por Marina Grossi, presidente do CEBDS, que mediará o debate.

O Quebrando Muros é um projeto do CEBDS que promove discussões sobre sustentabilidade social e ambiental por meio de temas transversais a todas as áreas de uma empresa. O evento é aberto ao público em geral, com vagas presenciais limitadas e transmissão ao vivo pelo Facebook do CEBDS.

Sobre as debatedoras

Marina Grossi

Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) desde 2010. Integrante do comitê de direção do Carbon Price Leadership Coalition (CPLC), organização internacional que reúne lideranças de todos os setores para expandir globalmente o uso de políticas de precificação de carbono.  Foi negociadora do Brasil na Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima entre 1997 a 2001 e coordenadora do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas entre 2001 e 2003. Participou das negociações do Protocolo de Kyoto.

Nina Silva

Executiva de Tecnologia da Informação com 15 anos de atuação no segmento em empresas nacionais e multinacionais. Fundadora Black Money, movimento que visa justiça e equiparação racial no ambiente de trabalho, além da promoção do associativismo entre empreendedores negros. Está presente na Lista Forbes das Mulheres Mais Poderosas de 2019 e foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo pela MIPAD – Most Influential People of African Descent e ONU.

Teresa Vernaglia

Atuou por 30 anos nos setores de redes de telecomunicações, energia elétrica e mais recentemente em saneamento e água de reuso para indústria. Atualmente é presidente da BRK Ambiental. Em uma pesquisa realizada em parceria com a Trata Brasil, a BRK mostrou como a falta de saneamento básico reflete na desigualdade de gênero, já que os impactos do problema na saúde da família recaem principalmente sobre as mulheres. O estudo revelou também que o tratamento dos esgotos e que a universalização dos serviços tiraria 630 mil mulheres brasileiras da pobreza.

Flavia Vergili

Executiva de Recursos Humanos com experiência em consultorias de recrutamento e seleção e empresas do setor de energia e mercado financeiro. Atualmente, está à frente dos processos da área de Pessoas da WeWork no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. No Brasil desde 2017, a WeWork é a maior rede de espaços de trabalho do mundo. Presente em mais de 20 países, a empresa desenvolve diversas iniciativas voltadas para a promoção e incentivo à igualdade de gênero e no ambiente profissional.

Quebrando Muros: Empresa, substantivo Feminino 

Data: 8 de março

Horário: de 10h às 12h

Local: WeWork  Nações Unidas (Av. das Nações Unidas, 14261)

Debatedoras: Nina Silva (Movimento Black Money), Teresa Vernaglia (BRK Ambiental) e Flavia Vergili (WeWork)

Mediação:  Marina Grossi (presidente do CEBDS)

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.

MASP - Av. Paulista, 1578, São Paulo (SP)