Estudo da Secretaria de Política Econômica destaca trabalho desenvolvido pelo CEBDS

O estudo lançado em abril deste ano aborda o mercado de finanças verdes no Brasil

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é destaque na publicação Finanças Verdes no Brasil, da Secretaria de Política Econômica (SPE). O estudo reconhece a atuação do CEBDS na preparação do setor empresarial para finanças verdes. O pioneiro Guia para Emissão de Títulos Verdes no Brasil, desenvolvido pelo Conselho e Federação Brasileira de Bancos (Febraban), também é destacado na publicação da secretaria ligada ao Ministério da Economia.

O estudo reúne as principais iniciativas realizadas no Brasil sobre o mercado de finanças verdes. De acordo com a coordenadora da SPE, Élida Francioni, a Secretaria tem acompanhado o crescente interesse de agentes de mercado, empresas e investidores, brasileiros e internacionais sobre o tema. “O uso de critérios ambientais, sociais e de governança (ASG) no processo de avaliação de investimentos estará cada vez mais presente no processo de decisão e de execução dos planos de negócios das instituições”, afirmou a coordenadora.

A presidente do CEBDS, Marina Grossi, ressalta a importância da SPE considerar as finanças verdes e os critérios ambientais nos negócios das instituições. “De forma pioneira, o CEBDS vem trabalhando o tema Green Bonds (Finanças Verdes) no Brasil desde 2016, e ter hoje o Governo implementando, por meio de decisões, esse tema para as empresas é motivador”, relata Marina.

A SPE do Ministério da Economia prepara mudanças no Decreto nº 8.874/2016, que regulamenta o artigo 2º da Lei nº 12.431/2011, de maneira a impulsionar o financiamento privado em projetos de infraestrutura com impactos ambientais e sociais positivos. O objetivo é atrair novos investidores para o financiamento de infraestrutura e desenvolver o mercado de títulos verdes.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.