Clima, Energia e Finanças Sustentáveis

Vivemos o desafio urgente de enfrentar a emergência climática, evitando que a temperatura global se eleve mais do que 1,5°C. Nesse cenário, o setor empresarial tem um papel crucial e já está adotando medidas para mitigação.

Sobre

A importância do CEBDS, por meio desta CT, é liderar a transição para uma economia de baixo carbono através de engajamento empresarial e políticas climáticas efetivas, promovendo o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Para acelerar esse processo, focamos nossos esforços na neutralidade climática, atuando através de três frentes principais: conexão e colaboração; advocacy e capacity building.

Para que o Brasil cumpra seu papel e suas metas estipuladas em acordos internacionais, são fundamentais os esforços para reduzir e compensar as emissões de gases de efeito estufa. Nosso país tem, na transição para a economia de baixo carbono, uma seara de oportunidades de aumento de produtividade, geração de empregos e renda. Há vastas possibilidades nas áreas de bioeconomia, infraestrutura, conectividade, créditos de carbono e soluções baseadas na natureza. Esse contexto permite, inclusive, potencializar as vantagens competitivas das empresas que se adequarem a essa nova lógica de fazer negócios.

Objetivos

  • Oferecer uma plataforma segura para que as empresas do CEBDS se reúnam para trocar conhecimento, experiência e melhores práticas; para facilitar parcerias e empreender iniciativas voltadas para prática da responsabilidade climática.
  • Fornecer informação, direcionamento, produtos e ferramentas que auxiliem as empresas do CEBDS a implementar, medir e comunicar esforços relacionados ao enfrentamento da questão climática.
  • Aumentar o diálogo entre o setor público e privado na construção de uma agenda comum em mudanças climáticas, eficiência energética e na busca pelo aumento da participação das energias renováveis na matriz energética.
  • Representar, de maneira proativa, a visão das empresas do CEBDS em assuntos relacionados à energia e à mudança do clima, em debates e formulação de políticas públicas com governos e demais grupos de interesse.
  • Disseminar melhores práticas, demonstrando a contribuição das empresas associadas ao CEBDS para a mitigação do fenômeno do aquecimento global de forma simples e compreensível.
  • Auxiliar as empresas associadas e o ecossistema empresarial como um todo a adaptar sua produção para uma realidade sustentável através de capacitações, informações de qualidade e articulação engajada com os mais diversos setores e entes participativos (poder público, sociedade civil nacional e internacional, academia, etc.)
  • Catalisar as transformações necessárias ao enfrentamento da questão climática, estimulando as empresas brasileiras a contribuírem para a reversão do fenômeno do aquecimento global.

Colíderes

Guilherme J. S. Leal

Graça Couto Advogados

Guilherme J. S. Leal

Advogado com 20 anos de experiência na área ambiental, com atuação consultiva e participação em algumas das principais disputas ambientais do país. Sócio fundador de Graça Couto Advogados, eleito, em 2024, o escritório do ano na área ambiental pela The Legal 500. Mestre (LL.M) em Direito da Energia pela University College London, Reino Unido (Chevening Scholar) e em Direito Ambiental pela George Washington University, EUA (Thomas Buergenthal Scholar). Professor do curso de pós-graduação em Direito Ambiental da PUC-Rio. Autor de artigos acadêmicos em publicações nacionais e estrangeiras.

Mariana Barbosa

Re.green

Mariana Barbosa

Mariana é Bacharel em Direito pela PUC/SP, e mestre pela Universidade da Califórnia – Berkeley (LL.M) e Escola de Gestão Ambiental da Universidade de Oxford (MSc in Environmental Change and Management). Trabalhou na área Ambiental de alguns dos maiores escritórios de advocacia do Brasil, atuando em projetos de carbono, projetos florestais, projetos agrícolas, bem como em processos complexos de reparação de impactos socioambientais, dentre outros temas relacionados ao uso de recursos naturais e à proteção ambiental.

Patrocínio

Master

Ouro

Apoio Estratégico

Últimas publicações

Conteúdo técnico sobre os principais temas relacionados a Clima, Energia e Finanças Sustentáveis.

Últimas notícias

Conteúdo técnico sobre os principais temas relacionados a Clima, Energia e Finanças Sustentáveis.

Próximos eventos

Fique por dentro dos próximos eventos e junte-se a nós para debatermos sobre Clima, Energia e Finanças Sustentáveis.

Conheça as outras Câmaras Temáticas e Grupos de Trabalho

Conheça os fóruns de discussão formados por empresas associadas para pesquisa e desenvolvimento de projetos focados no desenvolvimento sustentável.

Seja uma empresa associada

Associe-se a uma influente aliança composta por mais de 100 grupos empresariais e que, desde 1997, trabalha em prol de um objetivo: impulsionar a transição para um futuro verdadeiramente sustentável. Ao se tornar uma associada, sua empresa ingressará em uma iniciativa de vanguarda, onde terá a oportunidade de contribuir diretamente na transformação para uma economia mais verde, limpa, inclusiva e atenta aos direitos humanos.

Junte-se a nós agora e faça a diferença que o mundo precisa.