Avaliação e desenvolvimento de portfólio com menor impacto em água

Para além das métricas de consumo e reuso de água em nossos sites, passamos a avaliar como nosso portfólio também pode contribuir com a estratégia de água. Com o fim do ciclo da Visão de Sustentabilidade 2020, Natura, juntamente com as demais empresas do grupo Natura&CO, lançou o Compromisso com a Vida 2030 que estabelece duas metas específicas para garantir a redução de impacto ambiental das fórmulas de nossos produtos em recursos hídricos. A primeira meta é ter 95% das fórmulas enxaguáveis biodegradáveis e o segundo compromisso é alcançar 95% de ingredientes naturais.

Após realizarmos amplo estudo de nosso portfólio, terminamos 2020 com 93% de nossas fórmulas de origem natural e 93% de nossos enxaguáveis biodegradáveis, mitigando nosso impacto em recursos hídricos. Apesar dos percentuais elevados, a substituição justamente dos ingredientes de menor concentração cuja funcionalidade pode ser muito específica para o desempenho do produto, se apresenta como o maior desafio a ser cumprido pela equipe de inovação nos próximos anos.

Neste sentido, em 2021 iniciamos o processo de integração das informações de naturalidade e biodegradabilidade dos ingredientes em nossa calculadora ambiental. Esta ferramenta utilizada há mais de 10 anos pelo time de Sustentabilidade e P&D, nos auxilia a desenvolver produtos com impacto ambiental reduzido uma vez que facilita a tomada de decisão dos times de projeto através de diversos indicadores de fórmula e embalagem.

Depois de um desenvolvimento bastante desafiador, ainda em 2021 lançamos uma linha de produtos sólidos, Natura Biome, que reduz drasticamente o consumo de água no produto, não só por ser um produto sólido, mas também pela sua rentabilidade quando comparado à produtos líquidos. Além das inovações de fórmula, Biome também conta com uma embalagem minimalista, sem plástico, 100% reciclada e 100% renovável.

Além das evoluções que pretendemos em nosso portfólio considerando as metas do Compromisso com a Vida 2030, considerando os processos operações e de manufatura, criamos um Comitê Integrado de Utilidades e Meio Ambiente LATAM para endereçar e priorizar projetos com redução no consumo de água e energia. Alguns exemplos: captação de água de chuva, reaproveitamento de água de rejeito da Osmose Reversa, reutilização de água de reuso e melhoria nos processos industriais.

Utilizamos também como metodologia de valoração de impactos ambientais o Environmental Profit and Loss. Esta metodologia inclui em sua avaliação o impacto em consumo e poluição da água de toda nossa cadeia de valor. Através do EP&L conseguimos mensurar e entender o impacto de projetos como de logística reversa, neutralização de emissões e atuação nas cadeias de insumo da Amazônia contribui para cada um dos temas propostos pela metodologia.

Além dos compromissos relacionados à formulação de % biodegradável e % natural, medidos através de nossa calculadora ambiental, também medimos 1) consumo de água, separado por fonte de captação, 2) descarte de água e 3) tratamento de efluentes. Monitoramos também o consumo de água dos principais fabricantes e terceirizados.

Em relação à energia, indiretamente relacionada ao compromisso, medimos o consumo de energia por finalidade e por espaço, considerando os sites próprios e de terceiros em toda América Latina. Monitoramos também a evolução de nossa matriz energética e nossa intensidade energética, relativizando nosso consumo pelas quantidades produzidas.

Projetos relacionados