Projeto Rios Vivos e Plástico dos Oceanos

Rios Vivos: projeto para mobilizar redes de coleta seletiva em comunidades ribeirinhas no Amazonas e no Pará, em fase inicial de implantação, com objetivo de evitar que plásticos terminem nos rios e mares da região, prejudicando o meio ambiente e a saúde da população. As primeiras coletas já foram iniciadas em 2021 e serão multiplicadas ao longo de 2022.

Por conta dos desafios impostos pela pandemia os projetos ainda estão em fase de implementação e consolidação. Para os plásticos dos Oceanos estruturamos uma mobilização de limpeza de praia junto ao Instituto Ecosurf para recuperação de resíduos na Unidade de Conservação Jureia-Itatins, no sul do estado de São Paulo. O resultado da ação foi a limpeza de 3,8 mil metros de praia e 1,3 ton de resíduos recolhidos e encaminhados para reciclagem.

A estruturação de cadeias de reciclagem de cooperativas do litoral tem abastecido nossos parceiros para fabricação de embalagens com plástico reciclado vindo do litoral. Cerca de 15 toneladas já foram incorporadas em novas embalagens.

Ainda em relação ao plástico dos oceanos, patrocinamos o projeto Voz dos Oceanos da família Schurmann. Ao longo da viagem, que passará por 60 pontos ao redor do mundo em 2 anos, serão feitas diversas ações para trazer atenção à problemática da poluição plástica nos oceanos e à urgência de soluções. Este projeto também tem apoio do PNUMA e conta com um pilar Científico e outro Educacional.

Para estes projetos, o principal parâmetro a ser medido é a quantidade de resíduos recuperados, seja no litoral ou nos rios, e que, portanto, deixa impactar os corpos hídricos. Também monitoramos o engajamento e a participação dos diversos públicos nessas ações.

Projetos relacionados