O Relatório Anual é um grande desafio, e dentro dele a Braskem tem tido grande êxito de manter água como um dos grandes focos de materialidade. São reportados anualmente de forma transparente não somente índices e valores de monitoramento de parâmetros de consumo de água e geração de efluentes, mas como uma série de projetos e iniciativas que se expandem a cada ano. Dessa forma, a empresa se encontra em um alto patamar de gestão de recursos hídricos, conforme reconhecido pelo CDP Water.
A Braskem é uma das 12 empresas a atingirem o nível A de liderança no CDP Water em 2017, e tem como meta a manutenção desse patamar. Esse nível reconhece o bom sistema de gestão e monitoramento dos dados, assegurados por terceira parte, cuja apresentação é resumida no Relatório Anual. No documento estão incluídos dados sobre cumprimento de metas, investimentos e dados gerais de consumo e efluentes, dentre outros.
A Braskem também divulga em seu site informações sobre o atingimento do Macro Objetivo de Eficiência Hídrica da empresa que é monitorada pelo Conselho Administrativo. A empresa também foi considerada a melhor em água dentre as empresas químicas globais pelo relatório Catalyst for Change 2017 do CDP.
A publicação e desenvolvimento do Relatório de Sustentabilidade é uma iniciativa fixa adotada pela empresa, a meta principal desse projeto é realizar as publicações anuais previstas de forma clara e transparente. Dessa forma, seu planejamento é estabelecido a partir das etapas de produção definidas pelo setor responsável pela confecção do documento e pelo acompanhamento das ações de cunho econômico, social e, principalmente, ambiental, realizadas pelo grupo nos setores envolvidos durante todo o ano vigente.
O Relatório de Sustentabilidade é embasado nas 10 Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável. O formato de avaliação consiste, portanto, na análise do atendimento aos requisitos exigidos pelas Diretrizes.