Gestão de riscos – Déficit hídrico

A Norflor possui um comitê gestor de riscos. Este comitê tem por objetivo levantar e gerenciar os potenciais riscos inerentes ao empreendimento. Para cada risco levantado, é definido um gestor que se responsabiliza por apresentar um plano de mitigação ou exclusão do risco, além de acompanhá-lo sistematicamente. O Déficit Hídrico foi identificado como um dos potenciais riscos, tanto para a manutenção do empreendimento quanto para o bom desenvolvimento das plantas.

O comitê é definido com representantes de membros de cada um dos setores da Norflor. Os participantes discutem e apontam as situações que entendem ser riscos ao negócio Norflor. Realiza-se uma votação para definir quais riscos devem ser tratados imediatamente. Para o risco Déficit Hídrico, foram apresentadas soluções para reduzir o impacto sobre os cursos d’água, sendo uma delas a construção de reservatórios para o armazenamento de água das chuvas, ampliação das caixas de contenção/barraginhas, recuperação de áreas degradadas e ações de recuperação de nascentes. O resultado das ações acima foi o volume de água armazenado; aumento da vazão nos cursos d’água outorgados por meio da infiltração promovida pelas caixas e barraginhas. Os resultados inerentes a recuperação das áreas, levará mais tempo para serem perceptíveis, visto que é um processo lento e gradativo. Para estes trabalhos, contou-se com o apoio de colaboradores internos, Universidades e comunidades vizinhas.

A Norflor está realizando estudos com o objetivo de verificar a possiblidade de construção de novos reservatórios. Os estudos se baseiam no volume d’água capitado atualmente e o previsto para os próximos anos.

‘- Acompanhamento do cronograma de riscos;
– Monitoramento quantitativo da água em mananciais;
– Número de reclamações/queixas/elogios da comunidade em relação ao tema Água.

Projetos relacionados