Melhoria contínua da sistematização das informações de recursos hídricos e efluentes

Desde 2009, contamos com um banco de dados corporativo específico para os temas recursos hídricos e efluentes, o Data Hidro (Sistema Corporativo sobre Recursos Hídricos e Efluentes). Nele, são registradas, consultadas e processadas informações sobre volumes de água utilizados, fontes de captação, cargas potencialmente poluidoras lançadas, volumes dos efluentes industriais e sanitários, custos envolvidos, entre outros parâmetros técnicos-operacionais.

Por meio do Data Hidro, somos capazes de realizar os nossos inventários de uso de água e de geração de efluentes, abrangendo mais de 300 instalações, e de ter informações detalhadas sobre os seus balanços hídricos, o que possibilita avaliar o desempenho, identificar ameaças e oportunidades e definir as ações necessárias para a melhoria contínua da gestão.

O Data Hidro permite o registro e a consulta de dados quantitativos e qualitativos das principais correntes hídricas de entrada e saída nas unidades operacionais da companhia, possibilitando rápido acesso às informações de forma integrada, além de contar com diversas ferramentas de relatórios e análise de dados via BI.

Visando a evolução contínua em nossa sistemática de consolidação, análise crítica e divulgação de informações relacionadas a águas e efluentes, encontra-se em curso na companhia projeto visando a migração do banco de dados atual para a plataforma SAP SMS* – Módulo EM (Environment Management), conforme detalhado nos itens a seguir.

Nosso objetivo é até 2025 ter o novo sistema implantando, mantendo as nossas operações medidas, inventariadas e comunicadas, com relação ao uso de água e geração de efluentes.

*Nota: conhecida no mercado como SAP EHS.

A implementação do sistema Data Hidro, no ano de 2009, foi um marco na gestão de recursos hídricos e efluentes da Petrobras, permitindo a sistematização do acompanhamento e gerenciamento de nossos indicadores de desempenho, o conhecimento detalhado do balanço hídrico de todas as instalações usuárias de água, e a análise crítica entre diferentes instalações de mesma tipologia, com consequente identificação de ações necessárias para a melhoria da gestão.

Além disso, avançamos no inventário completo do uso de água e geração de efluentes, permitindo o reporte de informações em um excelente grau de qualidade, atendendo aos principais requisitos de reporte de sustentabilidade (tais como o GRI – Global Reporting Initiative), às demandas de investidores na forma de questionários como os do Dow Jones Sustainability Index (DJSI) e CDP Segurança Hídrica, e garantindo a transparência das informações. No DJSI, obtivemos pelo 4º ano consecutivo a pontuação máxima no critério Gestão de Riscos Relacionados à Água e, no CDP Segurança Hídrica, fomos conceituados como A- (Liderança) pelo 2º ano consecutivo. A existência de um sistema de informações que nos permite a gestão do tema é fundamental para atingirmos esses bons resultados. Além disso, nossos Relatórios de Sustentabilidade são sempre assegurados por auditoria de terceira parte.

Visando a evolução contínua em nossa sistemática de consolidação, análise crítica e divulgação de informações relacionadas a águas e efluente, encontra-se em curso um projeto para a integração de informações de diferentes processos de SMS − Segurança, Meio Ambiente e Saúde − em uma plataforma única, o SAP SMS. Com isso, buscamos maior agilidade na apuração e acompanhamento dos indicadores, na obtenção de informações para reportes e demandas externas e maior integração com outros sistemas e processos. Desde 2021, o SAP SMS, em seu Módulo EM (Environment Management), tem passado por parametrizações para que seja capaz de atender plenamente aos processos de gestão de recursos hídricos e efluentes da companhia, considerando a experiência adquirida com o Data Hidro nessa função ao longo dos anos, além de trazer mais produtividade e funcionalidades para a gestão dos recursos.

Nosso objetivo é até 2025 ter o novo sistema implantando, mantendo as nossas operações medidas, inventariadas e comunicadas, com relação ao uso de água e geração de efluentes. Para tanto, em 2023, está programada a conclusão da fase de parametrização, realização de testes e treinamentos no sistema e, até 2025, sua implantação, através da sua configuração para recebimento de dados, construção de interfaces, migração dos dados históricos e utilização rotineira pelos usuários.

As primeiras atividades do projeto de implementação do SAP SMS foram avaliar se a ferramenta, conforme existente no mercado, atendia plenamente às necessidades da Petrobras ou se ela teria lacunas com relação ao que consideramos necessário à gestão e ao que existe no Data Hidro. Então, foram identificadas as necessidades de ajustes para que a ferramenta nos atenda integralmente.

Ao longo de 2022, ocorreu a etapa de configuração da ferramenta, na qual a equipe da SAP foi desenvolvendo-a para sanar as lacunas identificadas. Semanalmente, tal equipe apresentava o andamento à equipe técnica Petrobras (Squad), composta por profissionais de recursos hídricos e efluentes que atuam com todas as tipologias de atividades da companhia, que testava os desenvolvimentos, os validava ou solicitava correções/ajustes.

Atualmente, está em andamento a etapa de teste integrado, onde o Squad testa em detalhes todas as funcionalidades configuradas, passo-a-passo, como um conjunto, um sistema inteiro. Nesta etapa, também são realizadas reuniões semanais para testes, ajustes e melhorias.

Em seguida, ocorrerão os testes com os usuários e, na sequência, a estruturação do sistema para receber as informações.

Nesta etapa, o sistema será alimentado com a estrutura organizacional da companhia, as correntes hídricas de cada instalação e os atributos e parâmetros de cada corrente.

Por fim, passaremos para a etapa de uso do sistema. A coordenação do projeto de implementação do módulo SMS na Petrobras é realizada por meio do projeto Trans4mar, gerido pela área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC), apoiada pela área de Soluções Digitais e Analíticas de SMS, sendo que a implementação relacionada a recursos hídricos e efluentes (Módulo EM – Environment Management) é liderada pela Gerência Corporativa de Meio Ambiente, com condução tática em fórum semanal que conta com a participação de representantes de áreas da companhia que se relacionam com o tema.

Projetos relacionados