Em 2021 a Caramuru formalizou a construção da jornada pela sustentabilidade com a identificação de nove temas materiais que se conectam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), considerando a visão de nossos principais stakeholders. O estudo de materialidade realizado identificou nove temas prioritários, tendo água e efluentes como um deles.
Construindo nossa jornada, a Caramuru Alimentos SA criou um Grupo de Trabalho focado em Águas e efluentes no ano de 2022. Este grupo é composto por colaboradores multidisciplinares que representam as unidades industriais, armazenadoras e portuárias. O GT água e efluentes trabalha com a missão de levar a companhia em 2030 a “Ser reconhecida pela promoção do uso consciente da água e influenciar a conservação da biodiversidade em nossa cadeia de valor”, como dinâmica de trabalho o grupo se reúne mensalmente e desenvolve o trabalho junto às respectivas gerências e diretorias. O objetivo da empresa para 2025 é reduzir 20% da captação de água e reutilizar 70% da água tratada.
O Projeto “Monitoramento das águas para melhoria contínua” há duas ações principais, que norteiam todo objetivo:
- Realizar a medição de consumo de água por setor produtivo afim de mapear os consumos, mitigar desperdícios e propor melhorias de processos para reduzir o consumo de água.
- Ampliar a reutilização do efluente tratado das ETE’s dentro dos processos industriais, através de melhorias no tratamento desse efluente e investimentos nos processos para se tornar viável a utilização dessa água de reúso.