Business for Nature lança consulta aberta para reverter perda da natureza

A coalizão global de organizações e empresas Business for Nature lançou uma consulta aberta até o próximo dia 13 de novembro para que se cobre dos governos a adoção de políticas para reverter a perda da natureza nos últimos dez anos. A ideia é criar um documento equivalente ao Acordo do Clima de Paris, mas voltado para a natureza, com objetivos, metas e orientações políticas globais para as próximas três décadas para ser apresentado no início do ano que vem, antes da 15ª Conferência das Partes (COP-15) da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB), em maio de 2021, em Kunming, na China. Espera-se que na CDB COP-15 os governos adotem um novo Marco Global Pós-2020. 

Segundo dados da coalizão, a natureza está em um ponto crítico. O Relatório Global IPBES de 2019 alerta que cerca de 75% da superfície terrestre foram significativamente alterados por ações humanas e quase 1 milhão de espécies está em risco de extinção. As economias também estão ameaçadas, porque mais da metade do PIB total mundial – US$ 44 trilhões – é moderada ou altamente dependente da natureza e seus serviços.

Na Cúpula da Biodiversidade da ONU em setembro de 2020, foi divulgada a lista de signatários do Call to Action (Chamada à Ação) chamada de Nature is everyone’s business (“A natureza é problema de todos”). Mais de 600 empresas com receitas de US $ 4,1 trilhões já se inscreveram e estão pedindo aos governos que adotem políticas para reverter a perda de natureza nesta década. Para se inscrever, clique aqui.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.