CEBDS abre série de workshops com debate sobre mercados de carbono

“A gente precisa ter noção da urgência”, ressaltou o advogado Vladimir Abreu no 1º Workshop de Mercados de Carbono CEBDS 2022. Realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o evento abordou o tema Créditos de Carbono e o Mercado Financeiro.

“Infelizmente no Brasil a gente tem forças políticas dissonantes, mas a gente precisa tentar fazer a coisa certa, que é proteger a economia brasileira adotando medidas com a urgência necessária”, reforçou o advogado.

O tema que vem sendo debatido desde o protocolo de Kyoto e foi ganhando novas abordagens. “O formato das discussões diplomáticas mudou e mudaram os compromissos. Antigamente você tinha países que precisavam reduzir emissões e outros que não precisavam, o que era muito confortável. Agora se todo mundo precisa reduzir suas emissões e tem obrigações acessórias, a gente precisa entender como elas se dão”, destacou Marco Antonio Fujihara, coordenador executivo do Fórum Brasileiro de Mudança Climática e sócio-fundador da EcoFix Securities.

Durante o evento também foram discutidos temas como a natureza jurídica do crédito de carbono, quais caminhos possíveis para torná-lo um ativo negociável no mercado financeiro, tendências de crescimento e a relação com o CBio, o crédito de descarbonização.

Cbio é um tema que ainda suscita muita discussão e quem esclareceu melhor o assunto foi Ana Luci Grizzi, diretora do programa de ESG da Saint Paul Escola de Negócios: “Ele está dentro de uma política pública que reconhece esse papel estratégico dos biocombustíveis na matriz energética brasileira. É um sistema que se aplica a um setor específico e tem uma obrigação definida. Nele não é preciso fazer nenhuma mudança no processo produtivo do biocombustível para conseguir a certificação de produção eficiente”, definiu.

Participaram do painel profissionais renomados na área ESG e no mercado financeiro: Vladimir Abreu, Marco Antonio Fujihara, Ludovino Lopes, Daniela Bacas e Ana Luci Grizzi. O debate foi conduzido pela gerente de Clima do CEBDS, Natália Renteria.

Em 2021, o CEBDS debateu o Marco Regulatório em diversos eventos, e em 2022 dá sequência aos espaços de discussão com uma série de workshops sobre os temas que geram mais dúvidas.

Os próximos painéis vão tratar sobre ajustes de fronteiras e comércio; salvaguardas socioambientais e acordos multisetoriais internacionais; e o último fará uma atualização sobre as negociações do Artigo 6º.

Assista ao painel completo no canal do CEBDS no YouTube.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.