O CEBDS e a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) firmaram parceria a fim de discutir e incentivar o uso de biocombustíveis no Brasil. A parceria acontece em um momento crucial ,no qual o Brasil precisa se prepara para atingir as metas que estabeleceu no âmbito do Acordo de Paris. Entre elas, estão o compromisso de ter, até 2030, 23% da matriz energética constituída por fontes renováveis não hídricas e aumentar a participação de bioenergia sustentável para 18%.
A iniciativa partiu da CEBDS, que lidera o hub sulamericano do below50, uma colaboração global direcionada a desenvolver o mercado dos combustíveis sustentáveis.
Segundo os dados da ABiogás, o Brasil tem um potencial de gerar cerca de 52 bilhões metros cúbicos de biogás por ano, o que equivale a 115 mil gigawatts-hora (GWh) de energia elétrica com o aproveitamento dos rejeitos urbanos, da pecuária e da agroindústria. Esse volume equivale à produção de quase uma Itaipu e meia e poderia gerar 25% de toda energia elétrica consumida em 2016.
“A parceria com a ABiogás traz uma nova perspectiva ao below50 – hub América do Sul, que passa a considerar não apenas os biocombustíveis líquidos, tais como etanol e biodiesel, mas também o biogás e biometano. Precisamos considerar todas as alternativas para acelerar o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono”, afirmou a presidente do CEBDS, Marina Grossi.
Para o vice-presidente da ABiogás, Gabriel Kropsch, a parceria vai trazer ainda mais força e respaldo ao debate sobre a viabilidade de biocombustíveis no Brasil.”Estamos muito felizes em ter como parceiros o CEBDS, uma das entidades mais sérias de desenvolvimento sustentável e comprometida com o desenvolvimento de biocombustíveis e em cumprir as metas de descarbonização da economia brasileira”, disse.
below50
O below50 é uma colaboração global que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do mercado global e nacional de combustíveis sustentáveis. O projeto busca criar demanda para combustíveis que, como o etanol e o biodiesel, emitam 50% menos CO2 do que os combustíveis tradicionais.
Criado pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), o below50 responde aos desafios apontados pela iniciativa Low Carbon Technology Partnerships initiative (LCTPi). O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é responsável pela liderança do below50 na América do Sul, dando origem ao below50 – hub América do Sul, que busca adaptar o projeto global ao contexto da região.
Atualmente, além da Abiogás integram o time de parceiros do below50 – hub América do Sul, a Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial (ABBI), União da Indústria de Cana-de-Áçucar (Unica) e União Brasileira do Biodisel e Bioquerosene (UbraBio).