CEBDS lança publicação sobre eficiência energética em edificações no CB27

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou nessa segunda-feira (24) a publicação Laboratório EEB Rio de Janeiro – Atuação integrada multissetorial pelo desenvolvimento da eficiência energética em edificações na cidade do Rio de Janeiro, durante o X Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27. O CB27 é realizado no âmbito do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), evento organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que reúne dirigentes municipais, ministros, parlamentares, estudantes e pesquisadores de todo o país.

O World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), juntamente com o CEBDS, trouxeram ao Brasil o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (EEB Lab, da sigla em inglês Energy Efficiency in Building Laboratory), após edições em São Francisco, Xangai, Varsóvia e Houston. De 14 a 16 de abril de 2015, o EEB Lab-RIO reuniu uma série de stakeholders como investidores, empresas de engenharia, arquitetos, usuários, administradoras prediais e poder público para dialogar, identificar barreiras e definir ações a serem implementadas, visando alavancar a eficiência energética nas edificações da cidade do Rio de Janeiro.

Desse encontro surgiu a publicação que agora lançamos, agregando as contribuições e recomendações de ações de diferentes áreas da construção civil, levando em conta as quatro áreas-chaves de atuação: conhecimento e percepção de valor; capacitação de mão de obra; investimento e financiamento; e políticas públicas e regulação.

“Na última reunião da EEB, realizada no Rio de Janeiro em fevereiro de 2017, foram priorizadas nove ações dentre as 37 identificadas no relatório. A partir de agora serão realizadas reuniões com os envolvidos em cada um dos temas para que estas ações sejam de fato implementadas, impulsionando a agenda de eficiência energética em edificações”, explicou a assessora de Projetos Institucionais do CEBDS, Tatiana Araújo, que apresentou a publicação aos secretários de meio ambiente das capitais brasileiras durante o CB27.

A aposta é de que a metodologia seja replicada ou que sejam adotados planos de ação pelo poder público, que tem a oportunidade de se beneficiar com a integração de diversos representantes locais da cadeia de valor de construção civil trabalhando juntos para reduzir o impacto climático do setor e os custos de energia.

O Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (EEB Lab, da sigla em inglês Energy Efficiency in Building Laboratory), é uma dentre as diversas iniciativas do WBCSD e do CEBDS em busca de soluções mais sustentáveis para o mercado de construção civil, tendo em vista que as edificações, em geral, são responsáveis por mais de 30% do consumo primário de energia mundial e pela emissão em proporção similar de dióxido de carbono.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.