CEBDS lança publicação sobre eficiência energética em edificações no CB27

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou nessa segunda-feira (24) a publicação Laboratório EEB Rio de Janeiro – Atuação integrada multissetorial pelo desenvolvimento da eficiência energética em edificações na cidade do Rio de Janeiro, during the X Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27. O CB27 é realizado no âmbito do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), evento organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que reúne dirigentes municipais, ministros, parlamentares, estudantes e pesquisadores de todo o país.

O World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), juntamente com o CEBDS, trouxeram ao Brasil o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (EEB Lab, da sigla em inglês Energy Efficiency in Building Laboratory), após edições em São Francisco, Xangai, Varsóvia e Houston. De 14 a 16 de abril de 2015, o EEB Lab-RIO reuniu uma série de stakeholders como investidores, empresas de engenharia, arquitetos, usuários, administradoras prediais e poder público para dialogar, identificar barreiras e definir ações a serem implementadas, visando alavancar a eficiência energética nas edificações da cidade do Rio de Janeiro.

Desse encontro surgiu a publicação que agora lançamos, agregando as contribuições e recomendações de ações de diferentes áreas da construção civil, levando em conta as quatro áreas-chaves de atuação: conhecimento e percepção de valor; capacitação de mão de obra; investimento e financiamento; e políticas públicas e regulação.

“Na última reunião da EEB, realizada no Rio de Janeiro em fevereiro de 2017, foram priorizadas nove ações dentre as 37 identificadas no relatório. A partir de agora serão realizadas reuniões com os envolvidos em cada um dos temas para que estas ações sejam de fato implementadas, impulsionando a agenda de eficiência energética em edificações”, explicou a assessora de Projetos Institucionais do CEBDS, Tatiana Araújo, que apresentou a publicação aos secretários de meio ambiente das capitais brasileiras durante o CB27.

A aposta é de que a metodologia seja replicada ou que sejam adotados planos de ação pelo poder público, que tem a oportunidade de se beneficiar com a integração de diversos representantes locais da cadeia de valor de construção civil trabalhando juntos para reduzir o impacto climático do setor e os custos de energia.

O Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (EEB Lab, da sigla em inglês Energy Efficiency in Building Laboratory), é uma dentre as diversas iniciativas do WBCSD e do CEBDS em busca de soluções mais sustentáveis para o mercado de construção civil, tendo em vista que as edificações, em geral, são responsáveis por mais de 30% do consumo primário de energia mundial e pela emissão em proporção similar de dióxido de carbono.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.