Cientistas desenvolvem micróbio transgênico que ‘come’ plástico

Uma equipe de sete cientistas da Grécia, Suíça, China, Itália e dos Emirados Árabes desenvolveram um ser vivo que se alimenta de carbono encontrado no plástico dos mares, que representa quase 70% de todo o lixo marinho.

A equipe utilizou duas amostras de micróbios: parte deles eram naturais, que já são encontrados nos oceanos; a outra parte eram projetados em laboratório. Esse segundo tipo pode sobreviver se alimentando apenas do carbono presente nos pedaços de plástico. Os cientistas analisaram as mudanças nos materiais ao longo de um período de 5 meses. Ambos os tipos de plástico perderam uma quantidade significativa de peso depois de serem expostos tanto aos micróbios naturais quanto aos projetados. Os micróbios fizeram com que o peso do polietileno diminuísse em 7% e o peso do poliestireno diminuísse em 11%.

Saiba mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/cientistas-desenvolvem-microbio-transgenico-que-come-plastico-jogado-no-mar-23695229

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.

MASP - Av. Paulista, 1578, São Paulo (SP)