Confira como foi a participação do CEBDS na Cúpula da Amazônia 2023

O CEBDS esteve presente na Cúpula da Amazônia 2023, foi realizada nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém (PA). O evento promoveu profundas conversas sobre o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do diálogo entre as nações participantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Como resultado da Cúpula, os oito países que compõem a OTCA assinam a Declaração de Belém, documento que consolida a agenda consensual do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela para a região. A Declaração de Belém contém 113 objetivos e princípios transversais.

Representando o setor empresarial brasileiro em mais uma edição da Cúpula da Amazônia, o CEBDS participou ativamente com uma extensa agenda de eventos, tanto como organizador, quanto como convidado. Confira: 

Diálogos Amazônicos

Evento que antecedeu a Cúpula da Amazônia, os Diálogos Amazônicos, foram realizados de 4 a 6 de agosto, em Belém. O CEBDS esteve presente com as seguintes agendas:

No sábado (5), em parceria com a The Nature Conservancy Brasil e a Fundación Avina, realizamos o debate “O papel do setor empresarial no desenvolvimento de soluções climáticas naturais inclusivas na Pan-Amazônia”, com a mediação de Juliana Lopes, diretora de Natureza e Sociedade do CEBDS, Fabiola Zerbini (Ministério do Meio Ambiente), Juliana Strobel (Fundação Avina), Frineia Rezende (TNC Brasil), Patrícia Daros (Vale) e Ianny Borari (Suraras do Tapajós).

No dia 6, em parceria com 17 organizações da sociedade civil, promovemos o debate “Declaração de Belém à COP30: contribuições da sociedade civil para o desenvolvimento inclusivo e sustentável da Pan-Amazônia como potência climática”, com a presença de Cíntya Feitosa Chaves (iCS), Eugênio Pantoja (Ipam), Izabella Monica Teixeira (CEBRI), Marcello Brito (Consórcio Interestadual de Governadores da Amazônia Legal) e Renata Piazzon (Arapyaú e Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura).

Ainda no dia (6), em parceria com a TNC Brasil, falamos sobre as “Contribuições das estratégias nacionais de biodiversidade para os novos modelos de produção sustentável na Amazônia”, recebendo Bruno Bahiana (Norte Energia), Priscila Matta (Natura), Luiz Eduardo Andrade de Souza (CDB/Itamaraty), Maria Fernanda Lima (D’Irituia) e Laura Lamonica (Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura).

Além disso, nossa Diretora de Natureza e Sociedade, Juliana Lopes, contribuiu em três encontros organizados pela Systemiq, em parceria com AYA Earth Partners: “Sistemas Alimentares na Amazônia”, “Mecanismos para uma Economia de Baixo Carbono” e “Apoio ao Plano de Transição Ecológica”.

Agenda pré-Cúpula

A presidente do CEBDS, Marina Grossi, participou no dia 7 de agosto, de um seminário organizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O evento discutiu como mobilizar recursos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e contou com o lançamento da Coalizão Verde, uma iniciativa que reúne bancos de desenvolvimento justamente para promover o desenvolvimento sustentável da região.

Atividades durante a Cúpula da Amazônia

Nos dias 8 e 9 de agosto, o CEBDS em parceria com o Ministerio do Meio Ambiente, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA, The Nature Conservancy (TNC), WWF-Brasil-Brasil, Conservação Internacional (CI-Brasil) e com os Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil) e para o Meio Ambiente (PNUMA), realizou o evento Diálogos pan-amazônicos de biodiversidade.

A Presidente do CEBDS, Marina Grossi, foi uma das convidadas da cerimônia de abertura do evento, e a coordenadora técnica da CT de Biodiversidade e Biotecnologia do CEBDS, Vanessa Pereira, também participou do painel “As metas globais de Kunming-Montreal de biodiversidade e a atualização das Estratégias e Planos De Ação Nacionais para a Biodiversidade – Perspectivas da sociedade civil e do setor privado”.

Ainda no dia 8 de agosto, a  diretora de Clima, Energia e Finanças Sustentáveis, Viviane Romeiro esteve em um encontro organizado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) com o Secretário Geral da UNFCCC, Simon Stiell, cujo objetivo foi fomentar o diálogo preparatório para a COP28. 

No dia 9 de agosto, Viviane também participou do evento “Reducing greenhouse gas emissions and protecting native forests: public and private sector actions in latin america”, promovido pelo CDP Latin America, Conservation International e Rainforest Aliance. 

Agenda pós-Cúpula

No dia 17 de agosto, às 10h, acontece o webinar “CEBDS no pós-Cúpula da Amazônia: a Conferência Pan-Amazônica e o Setor Empresarial”, que irá debater os desdobramentos da recente Cúpula da Amazônia e, em especial, a “Declaração de Belém”. Acompanhe ao vivo.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.