Com o propósito de debater desafios e oportunidades das Microfinanças no Brasil, a Câmara Temática de Finanças Sustentáveis (CTFin) reuniu, em um almoço no Santander , os executivos das operações de Microcrédito e Microsseguro das organizações membros da Câmara. Estiveram presentes representantes do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa, HSBC, Santander, Bradesco Seguros, BB e Mapfre e Allianz.
Estiveram em pauta temas como educação financeira, empreendedorismo, relacionamento com clientes, a transformação social promovida pela inclusão e as necessidades de aperfeiçoamento das regras de mercado.
Após o lançamento do estudo “Microfinanças: Microcréditos e Microsseguros no Brasil – O papel das instituições financeiras” em 2013, o setor decidiu se reunir para pensar em como agir em conjunto para o crescimento e a escala deste modelo de negócio.
“O estudo comprova o potencial dos mecanismos de microfinanças para minimizar a desigualdade social e promover a inclusão financeira no Brasil, assim como os desafios e “gaps” a serem enfrentados para que estes modelos de negócios ganhem escala, amplitude e velocidade”, explica Fernanda Gimenes, coordenadora da CTFin, que espera desenvolver um projeto em breve sobre a temática, que por enquanto ainda está em fase de discussão.