O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) realizou hoje (08) a 2ª Oficina do Protocolo de Capital Social e Humano, que tratou do tema de Valoração e Direitos Humanos. O evento reuniu mais de 30 especialistas de empresas que discutiram sobre a escolha de indicadores e métricas que representassem os resultados das ações sociais do setor privado e que, possivelmente, pudessem ser traduzidos em uma escala monetária.
Alcoa, KPMG e Natura trouxeram para a oficina a experiência das empresas com o tema, a participação interativa dos presentes foi importante e bastante proveitosa. As metodologias utilizadas, a priorização dos temas e as dificuldades enfrentadas foram algumas das principais questões levantadas ao longo do encontro.
A oficina contou também com a participação de Pedro Strozemberg, secretário executivo do Instituto de Estudos da Religião (Iser), que trouxe à tona o enorme desafio brasileiro com relação à proteção dos direitos humanos e à responsabilidade das empresas em atuar ativamente para promover o seu respeito e à remediar nos casos de violação.