Atenta à crise hídrica que impacta de forma severa os reservatórios hidrelétricos brasileiros, FURNAS – uma das maiores empresas de geração e transmissão de energia elétrica do país – desenvolve em parceria com os municípios que circundam a represa da Usina de Furnas (MG), conhecida como Mar de Minas por sua extensão e volume d’água, um programa de recuperação da mata ciliar em torno de 400 nascentes na Área de Influência Direta do lago.
O projeto Nascentes de Furnas foi iniciado em dezembro de 2017 e vai reflorestar até o final deste ano 50,4 hectares, área correspondente a cerca de 70 campos de futebol, em 40 municípios. As mudas a serem plantadas são de espécies naturais da região, cultivadas no próprio Horto Florestal da Usina de Furnas.
O plantio fica por conta da empresa, enquanto a manutenção será de responsabilidade de cada proprietário rural. Por conta da parceria com a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), caberá às prefeituras identificar as nascentes de forma georreferenciada e cadastrar os produtores rurais interessados em participar do programa.
Dessa forma, pretendemos aumentar o aporte hídrico ao reservatória da hidrelétrica e incrementar a vazão disponível para captação nas nascentes, reduzindo o risco de escassez de água nos municípios.
Somando forças com o poder público e a sociedade civil, FURNAS busca mais uma vez assegurar a sustentabilidade nas localidades em que atua e conscientizar a população quanto aos benefícios da conservação ambiental.