Projeto Action 2020 norteia encontro do WBCSD na Turquia

O projeto Action 2020 norteou os debates, plenárias e grupos de trabalho da segunda edição do Liaison Delegate Meeting 2013 (LD Meeting), reunião anual promovida pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD, na sigla em inglês), realizada de 4 a 8 de novembro em Istambul, na Turquia. A presidente do CEBDS, Marina Grossi, participou do encontro, acompanhada pela coordenadora das Câmaras Temáticas de Biodiversidade e Biotecnologia e de Finanças Sustentáveis do CEBDS, Fernanda Gimenes, e pelo consultor do projeto Ação 2020, Pablo Barros.

Em nível global, o WBCSD está conduzindo as discussões e auxiliando o setor empresarial a construir soluções, que tenham escala e sejam replicáveis, para os principais desafios da sociedade. Ao todo foram definidas nove áreas prioritárias que abarcam questões sociais, ambientais e financeiras. “Sabemos que o planeta está em crise e que hoje não há um player que esteja liderando as mudanças que queremos e que desenhamos para um futuro melhor em 2050. As empresas precisam assumir este papel”, disse Peter Bakker, presidente do WBCSD.

Este ano, a LD Metting Action 2020 reuniu um número recorde de participantes, com mais de 500 representantes – entre eles, CEOs de empresas de diferentes regiões do mundo. “Por terem papel fundamental nas discussões e na construção das soluções que fazem parte do Action 2020, as empresas se empoderaram da proposta e se dispuseram a trabalhar juntas”, afirmou Marina Grossi.

Um dos pontos essenciais para o sucesso no cumprimento das metas do Action 2020 é a construção de parcerias. Segundo Pablo Barros, trabalhar em rede é chave para as metas que o projeto pretende alcançar. “Pela dimensão e ambição do projeto, as parcerias são fundamentais para que as soluções de negócio tenham sucesso, ganhem escala e sejam fruto de uma articulação não somente das empresas, mas de vários outros atores relevantes que precisam estar envolvidos”, considerou o consultor.

“Neste momento, o CEBDS, está trabalhando no planejamento da adaptação do Action 2020 para o Brasil, que envolverá as empresas associadas e trabalhará prioridades e soluções de negócios”, disse a presidente do CEBDS. O objetivo é criar, em sintonia com o WBCSD, um plano de ação claro, com objetivos, ações e indicadores que ajudem na construção de um futuro onde 9 bilhões de pessoas vivam bem dentro dos limites do planeta.

Saiba mais sobre o Action 2020

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.