Projeto Action 2020 norteia encontro do WBCSD na Turquia

O projeto Action 2020 norteou os debates, plenárias e grupos de trabalho da segunda edição do Liaison Delegate Meeting 2013 (LD Meeting), reunião anual promovida pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD, na sigla em inglês), realizada de 4 a 8 de novembro em Istambul, na Turquia. A presidente do CEBDS, Marina Grossi, participou do encontro, acompanhada pela coordenadora das Câmaras Temáticas de Biodiversidade e Biotecnologia e de Finanças Sustentáveis do CEBDS, Fernanda Gimenes, e pelo consultor do projeto Ação 2020, Pablo Barros.

Em nível global, o WBCSD está conduzindo as discussões e auxiliando o setor empresarial a construir soluções, que tenham escala e sejam replicáveis, para os principais desafios da sociedade. Ao todo foram definidas nove áreas prioritárias que abarcam questões sociais, ambientais e financeiras. “Sabemos que o planeta está em crise e que hoje não há um player que esteja liderando as mudanças que queremos e que desenhamos para um futuro melhor em 2050. As empresas precisam assumir este papel”, disse Peter Bakker, presidente do WBCSD.

Este ano, a LD Metting Action 2020 reuniu um número recorde de participantes, com mais de 500 representantes – entre eles, CEOs de empresas de diferentes regiões do mundo. “Por terem papel fundamental nas discussões e na construção das soluções que fazem parte do Action 2020, as empresas se empoderaram da proposta e se dispuseram a trabalhar juntas”, afirmou Marina Grossi.

Um dos pontos essenciais para o sucesso no cumprimento das metas do Action 2020 é a construção de parcerias. Segundo Pablo Barros, trabalhar em rede é chave para as metas que o projeto pretende alcançar. “Pela dimensão e ambição do projeto, as parcerias são fundamentais para que as soluções de negócio tenham sucesso, ganhem escala e sejam fruto de uma articulação não somente das empresas, mas de vários outros atores relevantes que precisam estar envolvidos”, considerou o consultor.

“Neste momento, o CEBDS, está trabalhando no planejamento da adaptação do Action 2020 para o Brasil, que envolverá as empresas associadas e trabalhará prioridades e soluções de negócios”, disse a presidente do CEBDS. O objetivo é criar, em sintonia com o WBCSD, um plano de ação claro, com objetivos, ações e indicadores que ajudem na construção de um futuro onde 9 bilhões de pessoas vivam bem dentro dos limites do planeta.

Saiba mais sobre o Action 2020

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.