Publicações

Medindo o que Importa na Agricultura e Sistemas Alimentares

Ano: 2020

A avaliação da agricultura e dos sistemas alimentares de forma sustentável requer a compreensão do vasto e interativo complexo de fatores, que vão desde terras agrícolas, pastagens e pesca interior a trabalho, infraestrutura e culturas e tradições envolvidas no cultivo. A avaliação de tal complexidade com uma medida tão restrita quanto a “produtividade por hectare” representa um fator de risco para os sistemas alimentares.

A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade para Agricultura e Alimentação” (TEEBAgriFood), um novo estudo lançado pela ONU Meio Ambiente por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente 2018, demonstra como capturar a realidade complexa dos sistemas diversificada e atual da “eco-agro-alimentação”.

O Quadro de Avaliação TEEBAgriFood possui três princípios orientadores – universalidade, abrangência e inclusão. Neste estudo, é apresentada uma síntese dos resultados e recomendações do TEEB para o Relatório de Fundamentos Científicos e Econômicos da Agricultura e Alimentação.

Baixe em português