CEBDS lança passo a passo para empresas reduzirem emissões de gases do efeito estufa

Solução traz orientação prática e gratuita, construída por experts e chancelada por grandes companhias, para cada passo de jornadas de descarbonização

As empresas brasileiras ganharão um importante recurso na implementação de ações climáticas: o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) lançará, durante a COP28, em Dubai, o Passo a Passo Net Zero. A iniciativa oferece uma orientação completa e gratuita para apoiar as companhias na transição para uma economia de baixo carbono. O lançamento é parte do programa do CEBDS Plataforma Net Zero, lançado na última COP, no ano passado, no Egito.

Desenvolvida em parceria com o WBCSD (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, na sigla em inglês), a ferramenta-guia inclui um autodiagnóstico de maturidade climática, orientação passo a passo para etapas da descarbonização e até mesmo estimativa de custos para as iniciativas. Ela foi desenvolvida em colaboração com mais de 40 empresas globais, a Universidade de Oxford e as consultorias BCG e McKinsey. Até 2030, espera-se que mais de 50 mil empresas usem a solução, abrangendo cerca de 30% das emissões globais.

Atualmente, além da orientação para cada passo da redução de emissões – como medir e verificar emissões, como traçar metas climáticas, como selecionar e implementar ações de redução etc. -, o guia já inclui também uma biblioteca com quase 100 exemplos de ações de descarbonização e estudos de caso, de empresas brasileiras e globais, abrangendo diversos setores. Esses recursos permitem que as empresas acelerem o aprendizado interno sobre clima e apoiem empresas de sua cadeia de valor com informações para impulsionar iniciativas importantes de descarbonização.

Grandes empresas possuem recursos para investir em programas personalizados para seu processo de descarbonização, mas encontram dificuldades quando precisam engajar seus fornecedores externos (o escopo 3), ou seja, em companhias menores, onde se concentra a maior parte das emissões. Além da questão financeira, é necessário sensibilizá-las e nivelar o conhecimento climático entre as empresas, além de ressaltar a necessidade de priorização em consonância com outras áreas do negócio, já que em empresas menores a sobrevivência financeira pode ser um desafio que ocupa toda a agenda da liderança, restando pouco espaço para a discussão climática. 

Além deste espaço focado na capacitação e na implementação de ações por parte das empresas, o programa Plataforma Net Zero também disponibilizará ao público em geral o Hub de Políticas Climáticas. Trata-se de um espaço onde a equipe do CEBDS vai compartilhar as principais pautas do setor empresarial, atualizações e notícias a respeito de política climática no país. 

O recente estudo “Desafios do Setor Empresarial Brasileiro na Jornada Net Zero”, publicado pelo CEBDS em parceria com a consultoria BCG e que contou com a participação de mais de 50 gigantes da economia nacional, apontou que 92% das entrevistadas dizem possuir motivação para se engajar em uma operação de baixo carbono. Do total das participantes do estudo, 79% possuem estratégia clara para redução de emissões, e 71% já implementam ações de descarbonização em escala. Já entre as principais dificuldades, a pesquisa pontua incertezas regulatórias, para 64%, o engajamento dos fornecedores, para 49%; e ausência de referências setoriais, para 38%. O programa Plataforma Net Zero surge neste cenário como uma importante iniciativa para solucionar esses entraves. 

“Para essas empresas, pequenas e médias, o Passo a Passo Net Zero é uma ferramenta fundamental, pois oferece tudo que elas precisam para pavimentar o caminho rumo à descarbonização. É uma solução muito útil, sobretudo, para orientar as pequenas e médias empresas, porque reúne as principais bases de conhecimento, além de aplicações práticas e cálculos, sendo capaz de amenizar esse desafio de engajamento”, comenta Viviane Romeiro, diretora de Clima, Energia e Finanças Sustentáveis do CEBDS.

A Plataforma Net Zero e o Passo a Passo podem ser acessados gratuitamente por qualquer empresa ou pessoa física no endereço www.plataformanetzero.com.br.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Últimas publicações

Últimas notícias