Documento reúne mais de 20 grandes empresas brasileiras em torno de seis metas. Resultados e objetivos globais podem ser conhecidos no hub Aquasfera
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) conquistou mais uma adesão para seu Compromisso Empresarial para a Segurança Hídrica, que possui seis metas para melhorar a gestão da água nas empresas no Brasil. Nesta quarta-feira (6/2), o presidente da Philip Morris Brasil, Manuel Chinchilla, assinou o documento, que já conta com a adesão de outros 22 grupos. Por meio da assinatura do documento, a empresa se compromete a ampliar a inserção do tema água na sua estratégia de negócios; medir e comunicar publicamente sua gestão hídrica; e incentivar projetos compartilhados em prol da água.
Criado durante o Fórum Mundial da Água, em março de 2018 no Brasil, o documento estabeleceu seis metas para melhorar o uso da água na indústria até 2025, e será referência internacional para ações semelhantes no próximo Fórum Mundial da Água, no Senegal em 2021. Para reunir as iniciativas das suas empresas associadas e informar a sociedade de forma transparente sobre essas ações, o CEBDS criou o hub AQUASFERA.
“O objetivo deste documento e do hub Aquasfera é formalizar o comprometimento do setor privado com a causa e permitir o acompanhamento das ações realizadas, de forma transparente, tanto para cobrar maior engajamento das empresas, quanto para incentivar que as experiências se repliquem”, explica Marina Grossi, presidente do CEBDS.
Associada ao CEBDS desde julho de 2018, a Philip Morris Brasil utiliza em suas operações parâmetros internacionais de mensuração do impacto do uso da água. A unidade da empresa, em Santa Cruz do Sul (RS), foi a primeira do País e da América Latina a receber a certificação da Alliance for Water Stewardship (AWS). A fábrica já reduziu, nos últimos anos, mais de 30% do volume de água utilizado para a produção de cigarros. Também adota sistema de tratamento e reuso de água e mantém iniciativas com a comunidade local para a preservação de bacias hidrográficas na região, como é o caso do programa Protetor das Águas.
“A adesão ao Compromisso do CEBDS reforça nossas políticas na área da sustentabilidade, sendo um elemento importante não só na interação com nossos stakeholders, como também no impacto que geramos nas comunidades com as quais interagimos. Ao mesmo tempo em que caminhamos para construir um futuro sem fumaça, buscamos ampliar nossa contribuição à sociedade por meio de ações que reduzam o impacto de nossas operações e na preservação dos recursos naturais”, afirma Manuel Chinchilla, presidente da Philip Morris Brasil.
Os projetos e metas das empresas signatárias do compromisso estão disponíveis no hub Aquasfera e podem ser consultados por quaisquer usuários. Além de conhecer os projetos das empresas, é possível acompanhar e monitorar suas metas de segurança hídrica. Já o Compromisso, está disponível na íntegra no site do CEBDS. Empresas interessadas em assinar o Compromisso também podem entrar em contato com o Conselho.
Sobre o CEBDS: O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável reúne 60 das maiores empresas do País para promover pautas da sustentabilidade dentro das empresas e atuar como uma ponte entre essas empresas e a sociedade, e as empresas e autoridades, em prol de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Seus dois principais pilares estão na eficiência hídrica e nas mudanças climáticas.
Sobre a Philip Morris Brasil
A Philip Morris Brasil atua no País desde 1973, onde conta com 3 mil colaboradores. A empresa é uma afiliada da Philip Morris International (PMI), uma das empresas líderes no setor de tabaco, com seis das 15 principais marcas e produtos comercializados em mais de 180 países. A PMI está empenhada no desenvolvimento e comercialização de produtos de risco reduzido (RRPs). Esses têm o potencial de apresentar menor risco de danos aos adultos fumantes que mudam para estes produtos na comparação com o tabagismo continuado. Para mais informações, acesse: https://www.pmi.com/markets/brazil/pt/science-and-innovation/inventing-better-alternatives e www.pmiscience.com.