SOS 1.5: mudanças climáticas no cerne dos negócios

Data: 09/09/2020
Autor:

O relatório “SOS 1.5: The Road to a resilient, zero-carbon future”, desenvolvido pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) em parceria com o Boston Consulting Group (BCG), aponta a necessidade das empresas em acelerarem a descarbonização em todos os setores.

O comprometimento das organizações em reduzir suas emissões é um primeiro passo, mas o real desafio é criar estratégias robustas e acionáveis para provocar as transformações necessárias e atingir as metas propostas.

A atual trajetória de emissão levará ao aumento de cerca de 4 ° C da temperatura globa em 2100. Segundo o relatório isso resultará em uma catástrofe, com impactos na população global, sistemas alimentares, biodiversidade, e também na economia. O caminho de emissões atual irá resultar em uma queda estimada de 30% em PIB per capita.

A iniciativa SOS 1.5 visa mudar a descarbonização total dos negócios de ‘missão possível’ para ‘missão provável ‘, ajudando empresas no desenvolvimento de estratégias para alcançar emissões líquidas zero.

SOS 1.5 é para todas as empresas de todos os setores, não importa em que estágio eles estão sua jornada de descarbonização, e busca ajudar as organizações a: desenvolver individualmente uma estratégia para mover sua pegada para emissões líquidas de carbono zero; identificar e remover barreiras para uma economia de baixo carbono; mobilizar sua cadeia de valor e cadeias de abastecimento na mesma direção.

Por meio de extensas entrevistas com empresas de vários setores, especialistas e parceiros, foram coletados insights sobre desafios que as companhias enfrentam ao longo suas jornadas de descarbonização para identificar onde eles precisam de ajuda e colaboração para avançar.

O SOS 1.5 é uma estrutura de ação climática para que as empresas conduzam a transição para uma economia de 1,5 ° C. 

  • RESPONSABILIDADE: As empresas têm a responsabilidade de agir para manter o mundo dentro de um espaço operacional seguro de 1,5 ° C: criando empregos verdes, proporcionando crescimento econômico e construindo uma sociedade mais resiliente.
  • PLANOS DE AÇÃO: Todas as empresas devem se alinhar com a ciência e implementar planos de ação climática para alcançar carbono zero líquido antes de 2050. SOS 1.5 apoia todos os compromissos e iniciativas de negócios para alcançar a meta de 1,5 ° C, fornecendo uma estrutura para todas as empresas implementarem ações climáticas.
  • COLABORAÇÃO: SOS 1.5 é o projeto do WBCSD para que as empresas colaborem com seus pares e sua cadeia de valor para acelerar a transição para uma economia carbono zero líquido. O WBCSD trabalha em projetos de ação climática em setores de energia, transportes, edifícios, agricultura, natureza e indústria.