Neoenergia desenvolve programa de troca de resíduos recicláveis por descontos nas contas de energia

Data: 24/08/2017
Autor:

Você já viu alguém jogar dinheiro fora? É, existem várias maneiras.

E lixo? O que normalmente fazemos com tudo aquilo que não queremos mais? Jogamos fora. E se encontramos uma forma de tornar o descarte de lixo sustentável e lucrativo? Isso pode ser atraente e pode ajudar na logística reversa (quando o resíduo é descartado de forma responsável e pode ser reaproveitado para fabricação de outros produtos).

Essa é a base do projeto Vale Luz: dar descontos na conta de energia em troca de lixo. Cada tipo de resíduo (metal, papel, papelão e plásticos) possui um valor específico por quilo que gera o desconto equivalente na conta de energia do cliente ou de alguma instituição beneficente indicada.

Projeto Vale Luz oferece desconto nas contas de energia para população de baixa renda

Voltado prioritariamente à população de baixa renda, o Vale Luz teve início em 2008, na Bahia, e foi ampliado, em 2011, para Pernambuco e, em 2014, para o Rio Grande do Norte. A partir de 2016, além de clientes residenciais e empresariais, a iniciativa passou a incluir condomínios nas capitais dos três estados.

E os resultados nos mostram que, na maioria dos casos, só é preciso um “empurrão” para incentivar um olhar sustentável em milhares de pessoas. Desde seu primeiro ano de funcionamento, o Vale Luz já beneficiou quase 9,5 mil clientes, que entregaram mais de 2,3 mil toneladas de materiais recicláveis e receberam cerca de 500 mil reais em descontos nas suas faturas de energia.

Entenda como funciona o Vale Luz

Os desdobramentos do Vale Luz vão além das questões ambientais e avançam para as áreas sociais. Todo o material coletado é doado para associações e cooperativas de reciclagem, o que ainda contribui para geração de emprego e renda.

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis é o 12º dos 17 objetivos estabelecidos pela Cúpula das Nações Unidas como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no mundo. E o projeto Vale Luz é um dos exemplos de como a Neoenergia promove a preservação e conservação dos recursos naturais do meio ambiente.

O projeto, que faz parte do Programa de Eficiência Energética do Grupo – regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) –, é o reflexo do compromisso de uma empresa que não para de pensar nas pessoas e também no planeta. Através de ações socioambientais e parcerias, ajudamos a transformar a vida de milhões de brasileiros.

Sabemos que os desafios no campo da sustentabilidade são enormes, mas as soluções também são terrenos vastos a serem explorados. Convido você a conhecer mais exemplos de como o grupo estimula o desenvolvimento sustentável em suas ações. Seguimos sempre juntos por um mundo melhor (#porummundomelhor).