Neoenergia desenvolve programa de troca de resíduos recicláveis por descontos nas contas de energia

Você já viu alguém jogar dinheiro fora? É, existem várias maneiras.

E lixo? O que normalmente fazemos com tudo aquilo que não queremos mais? Jogamos fora. E se encontramos uma forma de tornar o descarte de lixo sustentável e lucrativo? Isso pode ser atraente e pode ajudar na logística reversa (quando o resíduo é descartado de forma responsável e pode ser reaproveitado para fabricação de outros produtos).

Essa é a base do projeto Vale Luz: dar descontos na conta de energia em troca de lixo. Cada tipo de resíduo (metal, papel, papelão e plásticos) possui um valor específico por quilo que gera o desconto equivalente na conta de energia do cliente ou de alguma instituição beneficente indicada.

Projeto Vale Luz oferece desconto nas contas de energia para população de baixa renda

Voltado prioritariamente à população de baixa renda, o Vale Luz teve início em 2008, na Bahia, e foi ampliado, em 2011, para Pernambuco e, em 2014, para o Rio Grande do Norte. A partir de 2016, além de clientes residenciais e empresariais, a iniciativa passou a incluir condomínios nas capitais dos três estados.

E os resultados nos mostram que, na maioria dos casos, só é preciso um “empurrão” para incentivar um olhar sustentável em milhares de pessoas. Desde seu primeiro ano de funcionamento, o Vale Luz já beneficiou quase 9,5 mil clientes, que entregaram mais de 2,3 mil toneladas de materiais recicláveis e receberam cerca de 500 mil reais em descontos nas suas faturas de energia.

Entenda como funciona o Vale Luz

Os desdobramentos do Vale Luz vão além das questões ambientais e avançam para as áreas sociais. Todo o material coletado é doado para associações e cooperativas de reciclagem, o que ainda contribui para geração de emprego e renda.

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis é o 12º dos 17 objetivos estabelecidos pela Cúpula das Nações Unidas como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no mundo. E o projeto Vale Luz é um dos exemplos de como a Neoenergia promove a preservação e conservação dos recursos naturais do meio ambiente.

O projeto, que faz parte do Programa de Eficiência Energética do Grupo – regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) –, é o reflexo do compromisso de uma empresa que não para de pensar nas pessoas e também no planeta. Através de ações socioambientais e parcerias, ajudamos a transformar a vida de milhões de brasileiros.

Sabemos que os desafios no campo da sustentabilidade são enormes, mas as soluções também são terrenos vastos a serem explorados. Convido você a conhecer mais exemplos de como o grupo estimula o desenvolvimento sustentável em suas ações. Seguimos sempre juntos por um mundo melhor (#porummundomelhor).

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.