Os negócios são um fator significativo do impacto socioeconômico – e o impacto socioeconômico é um sinal importante do sucesso dos negócios, especialmente no longo prazo. Ao criar empregos, treinar trabalhadores, construir infraestrutura física, adquirir matérias primas, transferir tecnologias, pagar impostos e aumentar o acesso a produtos e serviços desde alimentos até energia e tecnologia da informação, as empresas afetam os bens, capacidades, oportunidades e padrão de vida das pessoas – algumas vezes de forma positiva, outras, negativa. E como essas pessoas são seus empregados, clientes, fornecedores, distribuidores, varejistas e vizinhos, seu crescimento e bem-estar são importantes para sucesso financeiro da empresa. Faz diferença se uma empresa tem clientes satisfeitos, cadeias de valor saudáveis, comunidades locais contentes e apoio dos governos e outros stakeholders tanto agora como no futuro. Em consequência, as empresas estão cada vez mais interessadas em medir seu impacto socioeconômico por uma série de motivos, desde a redução dos custos até a criação e aproveitamento das oportunidades. Atento ao cenário, o CEBDS criou desde a sua fundação em 1997, a Câmara Temática de Impacto Social.
Governança (03/2019 a 03/2021)
Henrique Luz CEBDS
Fabio Abdala ALCOA
Gerente Regional de Sustentabilidade da Alcoa desde 2007. É responsável pela gestão do sistema de sustentabilidade regional e da promoção de melhores práticas e projetos estratégicos em nível corporativo, além da elaboração dos relatórios de sustentabilidade (GRI, GHG e comunicações). Também tem entre suas atribuições a gestão de stakeholders e relações públicas junto a líderes e funcionários, fornecedores, agências e autoridades públicas, organizações cívicas, movimentos sociais, empresas, academia e mídia.
Daniella Soares ELETROBRAS
Analista de nível superior na área de Meio Ambiente das Centrais Elétricas Brasileiras S. A. (Eletrobras). É geógrafa graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre e doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é coordenadora dos grupos de trabalho "Instrumentos de Gestão Ambiental" e "População Atingida" do Comitê de Meio Ambiente das Empresas Eletrobras.
• • Discutir e definir melhores ferramentas, metodologias e ações para mensuração do impacto social dos negócios.
• • Cooperar com o poder público e com o setor financeiro na difusão dessas ferramentas e metodologias, a fim de criar um ambiente de sintonia entre as estratégias corporativas, seu financiamento e a legislação no que tange às relações com as comunidades impactadas pelo negócio.
• • Disseminar melhores práticas já existentes na mensuração e na ação prática do impacto social dos negócios e refletir sobre como dar escala àquelas de maior sucesso.
Relatório Seminário Visão 2050
Ver publicaçãoGuia do CEO sobre Direitos Humanos
Ver publicaçãoQuebrando muros e construindo pontes: diversidade, inclusão e equidade
Ver publicaçãoThe Social & Human Capital Protocol
Ver publicaçãoGestão Empresarial do Impacto Social
Ver publicaçãoGuia de Sustentabilidade – Gestão de Pessoas
Ver publicaçãoMedindo o impacto socioeconômico
Ver publicação
Esteja em dia com a sustentabilidade
Assine a nossa newsletter
CEBDS - Todos os direitos reservados - Copyright 2019 ©