Câmaras Temáticas

Impacto Social

Veja todas as Câmaras Temáticas

Os negócios são um fator significativo do impacto socioeconômico – e o impacto socioeconômico é um sinal importante do sucesso dos negócios, especialmente no longo prazo. Ao criar empregos, treinar trabalhadores, construir infraestrutura física, adquirir matérias primas, transferir tecnologias, pagar impostos e aumentar o acesso a produtos e serviços desde alimentos até energia e tecnologia da informação, as empresas afetam os bens, capacidades, oportunidades e padrão de vida das pessoas – algumas vezes de forma positiva, outras, negativa. E como essas pessoas são seus empregados, clientes, fornecedores, distribuidores, varejistas e vizinhos, seu crescimento e bem-estar são importantes para sucesso financeiro da empresa. Faz diferença se uma empresa tem clientes satisfeitos, cadeias de valor saudáveis, comunidades locais contentes e apoio dos governos e outros stakeholders tanto agora como no futuro. Em consequência, as empresas estão cada vez mais interessadas em medir seu impacto socioeconômico por uma série de motivos, desde a redução dos custos até a criação e aproveitamento das oportunidades. Atento ao cenário, o CEBDS criou desde a sua fundação em 1997, a Câmara Temática de Impacto Social.

Objetivos

• • Discutir e definir melhores ferramentas, metodologias e ações para mensuração do impacto social dos negócios.
• • Cooperar com o poder público e com o setor financeiro na difusão dessas ferramentas e metodologias, a fim de criar um ambiente de sintonia entre as estratégias corporativas, seu financiamento e a legislação no que tange às relações com as comunidades impactadas pelo negócio.
• • Disseminar melhores práticas já existentes na mensuração e na ação prática do impacto social dos negócios e refletir sobre como dar escala àquelas de maior sucesso.

Governança (03/2019 a 03/2021)

Colíderes:  Fabio Abdala (Alcoa) e Daniella Freitas Soares (Eletrobras)

Coordenação: Henrique Luz (CEBDS)

Projetos Relacionados

Impacto social

A publicação mapeará as opções existentes e fará uma análise de cada uma delas pois ainda há grande desconhecimento sobre as diversas metologias na gestão de impactos sociais dos negócios.
Veja todos os Projetos

Publicações Relacionadas

Objetivos para a Vida que Queremos

Objetivos para a Vida que Queremos com os ODS

Ver publicação

Guia para CEOs sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Ver publicação

Sustainable Lifestyles Report | Brazil

Ver publicação

The Social Capital Protocol

Ver publicação

Rio Cidade Sustentável

Ver publicação

Gestão Empresarial do Impacto Social

Ver publicação
Measuring socio-economic impact

Measuring socio-economic impact

Ver publicação
Veja todas as publicacoes

Notícias Relacionadas

CEBDS lança desafio nas redes para incentivar boas práticas de sustentabilidade social e ambiental

13/03/2019
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou em suas redes sociais o desafio #VidaQueQueremos. O desafio busca estimular ações cotidianas que contribuam para o cumprimento das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

CEBDS debate equidade de gênero no mercado de trabalho

08/03/2019
Problemas como falta de saneamento básico e educação, principalmente para mulheres negras, foram destaques na roda de conversa conduzida por Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

PHILIP MORRIS BRASIL É A PRIMEIRA EMPRESA NO BRASIL A RECEBER CERTIFICAÇÃO POR REMUNERAR IGUALMENTE HOMENS E MULHERES

27/02/2019
A Philip Morris Brasil (PMB), associada do CEBDS, é a primeira empresa do País a receber a certificação EQUAL - SALARY, por remunerar igualmente homens e mulheres por trabalho equivalente. O reconhecimento internacional e independente, feito pela organização suíça Equal Salary Foundation, consolida o compromisso da empresa com políticas e práticas que valorizam a igualdade de gênero.

Itaú Unibanco integra índice global de igualdade de gênero

24/01/2019
O Itaú Unibanco integra, pelo terceiro ano consecutivo, o grupo de empresas que mais promovem a igualdade de gênero no mundo. A instituição aparece entre as 230 empresas que integram o Bloomberg Gender-Equality Index (GEI). A edição 2019 reconhece companhias de 36 países diferentes e atuação em 10 setores (entre eles, financeiro, energia, tecnologia, indústrias […]

Empresa+ComUnidade defende incorporar questões sociais ao ‘core business’ dos negócios

04/12/2018
A relação entre empresas e comunidade é o tema do Encontro Internacional Empresa + ComUnidade, que defende a incorporação das questões sociais ao core business dos negócios.

Empresas afirmam que pluralidade nas equipes é chave para produtividade

21/11/2018
Durante evento realizado pelo CEBDS, representantes de multinacionais explicaram como diversidade e inclusão enriquecem ambiente de trabalho.

Itaú lança edital para incentivar projetos de valorização da diversidade LGBT+

21/08/2018
Inscrições podem ser feitas até novembro por pessoas físicas e jurídicas em todo o Brasil. Instituição também assinará a carta de adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT.

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio ODS Brasil

02/07/2018
Até 16 de julho, governos, organizações com e sem fins e instituições de ensino, pesquisa e extensão podem se cadastrar no prêmio.

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio CEBDS de Liderança Feminina

16/07/2018
As inscrições vão até dia 20 de julho! O prêmio possui três categorias: empresas associadas, iniciativa novas líderes e voto popular. Participe!

Itaú Unibanco ganha Prêmio SP De Bike ao Trabalho

16/05/2018
Empresa foi a ganhadora na categoria grandes empresas pelo impacto das ações

CEBDS promove Workshop sobre Protocolo de Capital Social para associadas

29/03/2018
O workshop busca integrar a medição dos impactos sociais para os negócios, fornecendo um processo consistente para que as empresas atribuam valor e melhor gerenciem o capital social.

CEBDS e parceiros realizam Workshop sobre Guia de Implementação dos ODS

29/03/2018
O workshop é realizado pelo CEBDS, Global Reporting Initiative (GRI) e Rede Brasil do Pacto Global, e teve apoio das parceiras Itaú, Vale, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

CEBDS participa de workshop da ONU sobre implementação do ODS 12.6

16/11/2017
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) ligada à ONU Meio Ambiente, promoveu, nos dias 9 e 10 de novembro, o ‘Workshop de Capacitação para Promotores de Políticas e Outras Partes Interessadas – Melhorando Capacidades para Gerenciar Informações de Relatório de Sustentabilidade Empresarial nos países da América Latina’ em Santiago no […]

CEBDS lança Guia do CEO para os ODS

14/09/2017
O CEBDS lançou no dia 13 de setembro, o Guia do CEO para os ODS, o lançamento foi durante o painel paralelo “Como fazer a transição incluindo todos”, que integrou a programação do seminário “O papel das empresas na nova economia”. O guia é destinado a impulsionar o envolvimento dos líderes empresariais globais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável […]

CEBDS reúne líderes empresariais em São Paulo para debater “O papel das empresas na Nova Economia”

14/09/2017
Evento contou com a participação de altas lideranças e empresários de vários segmentos e trouxe uma reflexão sobre o futuro da economia de baixo carbono

WBCSD lança Guia de ODS para CEOs

28/03/2017
O WBCSD lançou nesta terça-feira (28/03) o CEO Guide to the SDGs, um guia destinado a impulsionar o envolvimento dos líderes empresariais globais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Veja todas as noticias