As temáticas ambientais, como as mudanças climáticas, produção e consumo conscientes, e alimentação saudável também são retratadas nos filmes. Dentre eles, o documentário “Minimalism”, que aborda um estilo de vida em que não há espaço para o acúmulo de coisas.
Confira 5 produções que irão te ajudar a ver e entender melhor a importância da sustentabilidade para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.
Minimalism: a documentary about the importante things
O filme entrevista pessoas em que os bens materiais não trazem felicidade. A personagem Tyler Durden diz a seguinte frase: “compramos coisas que não precisamos, com dinheiro que não temos, para impressionar as pessoas que não gostamos”.
Amazônia Eterna
O documentário apresenta projetos com propostas bem sucedidas no uso da floresta de maneira sustentável, beneficiando diretamente a população local e promovendo boas parcerias econômicas.
Sabor do desperdício
O intenso desperdício de alimentos no mundo é retratado no documentário. De acordo com o filme, cerca da metade de todos os gêneros alimentícios acabam no lixo, muitas vezes antes mesmo de chegar ao consumidor. “Sabor do desperdício” analisa as consequências para a alimentação da população mundial e seus efeitos sobre as mudanças climáticas.
Caminhos dos gigantes
O diretor de animação peruano Alois di Leo apresenta o curta-metragem de 12 minutos que mostra a forma lúdica com que os seres humanos podem se conectar à natureza. “Caminhos dos gigantes” se passa em uma floresta de árvores gigantes, onde Oquirá, menina indígena de seis anos, passa a entender o ciclo da vida. O filme explora as forças da natureza e a interligação humana com a terra e seus elementos.
Saneamento Básico
https://youtu.be/buZmu3T8M9k?t=1
O filme brasileiro conta a história de um grupo de moradores que querem tratamento de esgoto na vila em que vivem, e descobrem que não há verbas para solucionar o problema. Mas existe uma maneira de conseguir.