A pandemia da COVID-19 alterou a intensamente a dinâmica de trabalho e relacionamento. O modelo de trabalho no mundo ou Brasil será impactado pela pandemia de covid-19 e o número de empresas que pretendem adotar o home office após a crise do novo coronavírus deve crescer 30%. É o que o diretor executivo da Infobase, André Miceli, que realizou o estudo Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e os Novos Negócios.
Neste momento que estamos ainda mais tempo, é importante ficarmos atentos às nossas práticas de consumo de energia. Lembre-se: o uso consciente da energia é uma responsabilidade de todos!
Confira algumas dicas que te ajudarão a economizar energia:
1- Desligue as lâmpadas e troque pelas econômicas
Não acenda as lâmpadas sem nãovhouver necessidade. Troque as lâmpadas comuns pelas econômicas, que tendem a ser mais caras que as convencionais, mas resultam na economia no final do mês. Outra dica, é pintar as paredes com cores claras, pois elas ajudam que a luz do sol seja mais refletida.
2- Atente-se no uso do celular e computador
3- Tire os aparelhos eletrônicos da tomada!
Você sabia que manter os aparelhos ligados, em modo stand-by (modo de espera) gasta energia? Segundo o Instituto Akatu, no caso de um aparelho de DVD, por exemplo, o gasto do eletrônico ligado em stand-by pode ser maior que durante o seu uso. Se o aparelho for utilizado por duas horas, duas vezes por semana, ficando o resto do tempo em stand-by, em um mês irá consumir energia suficiente para usar o DVD por quatro meses. Os aparelhos em stand-by podem representar 12% do consumo de uma casa.
Já com os computadores, a dica é: se a pausa em uma atividade com o eletrônico for pequena – mais ou menos de 15 minutos – o melhor é deixá-lo ligado, desativando o monitor. Porém, se for uma pausa longa, o ideal é desligar o aparelho para evitar o consumo e desperdício de energia elétrica.
4- Planeje as suas refeições
Se você souber com atencedência o que pretende comer, irá economizar muita energia elétrica com o descongelamento de alimentos no micro-ondas, um dos usos mais comuns do eletrodoméstico. Para isso, faça o descongelamento dos alimentos que irá utilizar na véspera, de preferência na geladeira, e com isso economize energia.
5- Evite abrir e fechar a geladeira várias vezes
Organizar as compras e guardar todos os alimentos de uma só vez na geladeira traz uma boa economia de eletricidade. A cada vez que a porta da geladeira é aberta e fechada, o ar quente entra e é preciso usar muita energia para resfria-la novamente. Se você guardar tudo na geladeira de uma só vez, abrindo e fechando a porta uma única vez, a economia de eletricidade ao longo de um ano equivale à quantidade gasta no funcionamento da geladeira por um a dois meses. Lembre-se: a geladeira é um dos itens que mais consome energia elétrica em uma casa.
6- Atenção com o ar-condicionado
O ar-condicionado por vezes é indispensável. Por ser um equipamento que demanda muita energia, é possível tomar algumas atitudes para otimizar o seu uso, como evitar a abertura das portas no local onde o ar condicionado está ligado, e mantenha os filtros do aparelho sempre limpo, assim não prejudicará a circulação do ar.
7- Cuidado no banho
Chuveiros elétricos podem ser considerados como um dos grandes vilões no consumo de energia. Por isso, é importante controlar seu banho e não deixar o chuveiro ligado por muito tempo.
Normalmente os chuveiros tem uma chave com 3 posições: Inverno, Desligado, Verão. Quando não estiver fazendo frio deixe a chave na posição Verão, o que irá economizar 30% de energia no aquecimento da água. Além disso, evite ligar o chuveiro nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, pois ele sobrecarrega a rede de energia elétrica.
É importante também não tentar aproveitar uma resistência queimada, pois acarretará aumento do consumo, além de ser perigoso. Outra dica é controlar o tempo de banho para economizar energia e água!