Action 2020 é tema do LD Meeting

A Plataforma Action 2020 foi a temática norteadora da reunião anual dos membros do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), realizada de 7 a 10 de abril em Montreux, na Suíça.  Principal projeto da rede foi compartilhado, assim como a experiências dos outros BCSDs.

Peter Bakker, presidente do WBCSD, reforçou a importância do engajamento das empresas nesta fase do Action 2020, que é a identificação das soluções de negócios necessárias para alcançarmos as metas de 2020, também conhecidas como “must haves”.

“Precisamos dar escala e velocidade e as empresas são grandes atores neste processo”, explicou Bakker sobre a Plataforma Action 2020 – que consiste no desenvolvimento de um conjunto de ações das empresas para aliar a agenda do setor privado com a da sociedade e propor soluções de negócios e políticas públicas.

Durante a reunião em Montreux, foram conhecidas e discutidas 34 soluções de negócios já propostas, tais como promover estratégias de emprego responsáveis, impulsionar a resiliência do setor de energia e restaurar a produtividade de áreas degradadas. Houve também oportunidade para que os membros identificassem e sugerissem novas soluções e compartilhassem suas experiências individuais de implementação do projeto.

Pautas em destaque: valoração, agenda do clima e nova organização

Além de trabalhar intensamente o Action 2020, outras pautas importantes foram discutidas ao longo dos quarto dias de encontro. Foi apresentada a da nova linha de ação do WBCSD, que unirá os temas de medição, valoração e relatos. O projeto Redefining Value terá como objetivo discutir e buscar soluções para que os esforços de medição, valoração e relato corporativos reflitam a gestão de desempenho integrado, olhando não apenas para o ganho financeiro de curto prazo, mas também para o capital natural e o capital social.

As negociações internacionais sobre mudança do clima também foram foco da discussão. Para o WBCSD, o caminho para a COP 21 em Paris, em 2015, requer uma atuação decisiva das empresas. “A mudança do clima é um problema global que precisa de soluções locais apoiadas por parcerias publico-privadas”, defendeu Marina Grossi, presidente do CEBDS. As empresas devem maximizar o seu envolvimento nestas discussões para melhor implementar suas inovações e tecnologias em soluções para a mudança do clima, exercendo um papel importante nas negociações que estão por vir.

Por fim, foram discutidas as novas regras de governança da Rede Global do WBCSD, da qual o CEBDS faz parte. Para melhor promover o fluxo de informações e incentivar ações conjuntas entre os Parceiros Globais, foi aprovada a constituição de um grupo de 7 Coordenadores Regionais que serão eleitos a cada dois anos. Ganha destaque nesse cenário, o papel de relevância exercido pelo Brasil, tendo sido apontado como o primeiro país a exercer a coordenação pela América Latina, gerenciando a rede de 17 parceiros regionais e promovendo um maior diálogo com todos esses atores.

Marina Grossi, presidente do CEBDS fala sobre o LD Meeting

Ana Carolina, gestora do Ação 2020, fala sobre a construção do Action 2020

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.