Action 2020 é tema do LD Meeting

A Plataforma Action 2020 foi a temática norteadora da reunião anual dos membros do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), realizada de 7 a 10 de abril em Montreux, na Suíça.  Principal projeto da rede foi compartilhado, assim como a experiências dos outros BCSDs.

Peter Bakker, presidente do WBCSD, reforçou a importância do engajamento das empresas nesta fase do Action 2020, que é a identificação das soluções de negócios necessárias para alcançarmos as metas de 2020, também conhecidas como “must haves”.

“Precisamos dar escala e velocidade e as empresas são grandes atores neste processo”, explicou Bakker sobre a Plataforma Action 2020 – que consiste no desenvolvimento de um conjunto de ações das empresas para aliar a agenda do setor privado com a da sociedade e propor soluções de negócios e políticas públicas.

Durante a reunião em Montreux, foram conhecidas e discutidas 34 soluções de negócios já propostas, tais como promover estratégias de emprego responsáveis, impulsionar a resiliência do setor de energia e restaurar a produtividade de áreas degradadas. Houve também oportunidade para que os membros identificassem e sugerissem novas soluções e compartilhassem suas experiências individuais de implementação do projeto.

Pautas em destaque: valoração, agenda do clima e nova organização

Além de trabalhar intensamente o Action 2020, outras pautas importantes foram discutidas ao longo dos quarto dias de encontro. Foi apresentada a da nova linha de ação do WBCSD, que unirá os temas de medição, valoração e relatos. O projeto Redefining Value terá como objetivo discutir e buscar soluções para que os esforços de medição, valoração e relato corporativos reflitam a gestão de desempenho integrado, olhando não apenas para o ganho financeiro de curto prazo, mas também para o capital natural e o capital social.

As negociações internacionais sobre mudança do clima também foram foco da discussão. Para o WBCSD, o caminho para a COP 21 em Paris, em 2015, requer uma atuação decisiva das empresas. “A mudança do clima é um problema global que precisa de soluções locais apoiadas por parcerias publico-privadas”, defendeu Marina Grossi, presidente do CEBDS. As empresas devem maximizar o seu envolvimento nestas discussões para melhor implementar suas inovações e tecnologias em soluções para a mudança do clima, exercendo um papel importante nas negociações que estão por vir.

Por fim, foram discutidas as novas regras de governança da Rede Global do WBCSD, da qual o CEBDS faz parte. Para melhor promover o fluxo de informações e incentivar ações conjuntas entre os Parceiros Globais, foi aprovada a constituição de um grupo de 7 Coordenadores Regionais que serão eleitos a cada dois anos. Ganha destaque nesse cenário, o papel de relevância exercido pelo Brasil, tendo sido apontado como o primeiro país a exercer a coordenação pela América Latina, gerenciando a rede de 17 parceiros regionais e promovendo um maior diálogo com todos esses atores.

Marina Grossi, presidente do CEBDS fala sobre o LD Meeting

Ana Carolina, gestora do Ação 2020, fala sobre a construção do Action 2020

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.