Anglo American fecha o maior contrato corporativo de energia renovável no Brasil

A Anglo American firmou contrato para a compra de parte da energia gerada nas usinas eólicas que estão sendo construídas pelo grupo Casa dos Ventos no Nordeste. “O acordo, que tem prazo de 20 anos a partir de 2022, será responsável pelo fornecimento de cerca de 30% de toda a energia consumida pelas plantas da mineradora no país”, afirma a Casa dos Ventos.

O acordo estabelece 95 MW médios em eletricidade. O maior volume em contratos privados entre grandes consumidores de energia e geradores no Brasil, declara em nota a Casa dos Ventos.

“Temos orgulho em anunciar a assinatura do maior contrato corporativo de energia renovável já celebrado no país: forneceremos 95 MW médios de energia do nosso projeto Rio do Vento para as operações da Brasil – Anglo American no país. Com essa parceria, garantimos que a empresa diminui seu custo de energia, ao passo que reduz sua pegada de carbono e cumpre suas metas de sustentabilidade”, diz a Casa dos Ventos.

Segundo registros do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico, a região Nordeste do Brasil atingiu em junho de 2020 a geração instantânea de 10 mil MW de energia eólica. O recorde até então era de 9.755 MW, em 12 de novembro de 2019.

O que são energias renováveis? 

Uma definição sobre o que é considerado renovável pode variar para cada empresa. Tendo em vista que grande parte da energia elétrica renovável gerada no Brasil vem de grandes hidrelétricas, com necessidade de extensas linhas de transmissão para transportar energia e grande área de reservatórios, algumas corporações e desenvolvedores usam o termo “renovável” para se referir apenas a energias renováveis não convencionais, como a eólica, solar, biomassa, resíduos sólidos e hidrelétricas de pequeno porte.

O que é PPA?

O PPA é um contrato de energia elétrica, similar a um contrato regular no mercado livre. Estes acordos são assinados entre o comprador e o desenvolvedor do projeto. As condições negociadas abrangem preços, volume, período de entrega da energia, garantias/seguros, etc.

PPAs com compradores corporativos em geral são relacionados a projetos novos ou de expansão de energia renovável. Ou seja, empreendimentos que serão financiados com base nas receitas do contrato. Dados os requisitos para financiar grandes projetos de infraestrutura, em geral o termo de duração de um PPAs é de 8 a 20 anos.

Quer saber mais sobre PPA? Confira o guia Por Que a Compra Corporativa de Energia Renovável é um bom negócio? O trabalho fornece um panorama sobre o uso de PPAs corporativos de energia renovável, com foco principalmente nas oportunidades que eles apresentam para empresas no Brasil.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.